Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Obras alteram circulação dos trens da CPTM neste final de semana

DA REDAÇÃO | 09/11/2018 | 05:05

Neste final de semana (10 e 11/11), a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) realizará obras de modernização em suas linhas. Não haverá serviços na manhã de domingo devido ao segundo dia da prova do Enem. Já a Linha 9-Esmeralda terá operação especial em razão do Grande Prêmio de Fórmula 1. Confira a programação e antecipe sua viagem:

Extensão da Linha 7-Rubi (Francisco Morato a Jundiaí)

Domingo: das 13h à meia-noite, haverá serviços nos equipamentos de via permanente nas imediações da Estação Jundiaí. Também serão instalados na estação sistema de proteção contra descargas atmosféricas. O intervalo médio entre os trens será de 35 minutos entre as estações Francisco Morato e Jundiaí.

Linha 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi)

Sábado: das 20h até o fim da operação comercial, as intervenções ocorrerão nos equipamentos de via permanente entre as estações Santa Teresinha e Antonio João; no sistema de rede aérea entre Barueri e Jandira; e no sistema de sinalização entre Domingos de Morais e Imperatriz Leopoldina. O intervalo médio entre os trens será de 21 minutos em toda a linha.

Domingo: das 13h à meia-noite, os trabalhos estarão concentrados no sistema de rede aérea entre as estações Barueri e Itapevi. Das 13h às 23h, também serão executados serviços nos equipamentos de via permanente entre Carapicuíba e Santa Teresinha. O intervalo médio entre os trens será de 16 minutos de Júlio Prestes a Barueri e de 32 minutos de Barueri a Itapevi.

Linha 9-Esmeralda (Grajaú – Osasco)

A linha terá operação especial devido ao Grande Prêmio de Fórmula 1
Sábado: das 6h às 18h, o intervalo será de 7 minutos, em média. A partir das 18h, o intervalo passa a ser de 10 minutos.

Domingo: O intervalo médio entre os trens será de 6 minutos das 6h30 às 17h em toda a linha. Entre 17h e 19h, os trens circularão com intervalo de 5 minutos entre as estações Pinheiros e Grajaú e com intervalos de 10 minutos entre Osasco e Pinheiros. Além disso, para atender o aumento de demanda esperado no final da corrida, à tarde haverá trens vazios partindo da Estação Autódromo.

Linha 11-Coral (Luz – Guaianases)

Domingo: das 13h à meia-noite, haverá obras de modernização no sistema de rede aérea entre as estações Corinthians-Itaquera e Guaianases. O intervalo médio entre os trens será de 15 minutos entre Luz e Brás e de 30 minutos de Brás a Guaianases.

Extensão da Linha 11-Coral (Guaianases – Estudantes)

Domingo: das 13h à meia-noite, as intervenções ocorrerão nos equipamentos de via permanente nas proximidades da Estação Antonio Gianetti Neto. O intervalo médio entre os trens será de 25 minutos de Guaianases a Estudantes.

Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana)

Domingo: das 13h à meia-noite, serão realizados serviços programados na Linha 13-Jade, no trecho entre Eng. Goulart e Comendador Ermelino, além de obras de modernização no sistema de rede aérea entre as estações Engenheiro Manoel Feio e Itaquaquecetuba. O intervalo médio dos trens será de 35 minutos em toda linha.

Desafio: a CPTM ressalta que executar as obras de modernização, mantendo simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros, aos finais de semana, feriados e madrugadas. Em caso de dúvidas ou informações complementares, a CPTM coloca à disposição o Serviço de Atendimento ao Usuário: 0800 055 0121.

Em caso de dúvidas ou informações complementares, a CPTM coloca à disposição o Serviço de Atendimento ao Usuário: 0800 055 0121.

Trem novo na Linha 7-Rubi

Nesta quinta-feira (08/11), mais um novo trem entrou em operação na Linha 7-Rubi (Luz – Francisco Morato). A composição da série 9500, fabricada pelo Consórcio Hyundai Rotem é a 53ª recebida pela CPTM, do lote de 65 unidades compradas. Com essa entrega, a Linha 7-Rubi recebeu 32 trens novos.

A CPTM está readequando as séries de trens de acordo com a necessidade operacional, de forma a padronizar a frota de todas as linhas.

Os trens possuem salão contínuo de passageiros (passagem livre entre os carros), monitoramento com câmeras na parte externa e interna e são acessíveis para pessoas com mobilidade reduzida ou deficiência (contam com sinalização visual para identificação de assentos preferenciais, mapa dinâmico e áudio, além de espaço para cadeirantes).

Também dispõem de monitores digitais internos com informações e interação das principais notícias sobre a prestação de serviços, além de reconhecimento eletrônico automático do maquinista por meio de biometria.

Foto: divulgação

Foto: divulgação


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/obras-alteram-circulacao-dos-trens-da-cptm-neste-final-de-semana/
Desenvolvido por CIJUN