Jundiaí

Obras darão mobilidade à região do Jardim Guanabara


2014-09-25_22-11-45_1
Crédito: Reprodução/Internet

Um pacote de obras - que inclui abertura de novas vias, pavimentação, drenagem e melhorias no trânsito local - foi inaugurado ontem pela manhã, no Jardim Guanabara, pelo prefeito Pedro Bigardi (PCdoB). Realizada pelas secretarias de Obras e de Transportes, uma das obras envolve a avenida Alceu Damião Peixoto, às margens do córrego Guanabara, tornando-a mão dupla de direção. Isso vai auxiliar o fluxo de trânsito daquela região, auxiliando no deslocamento da avenida João Antônio Meccati para a avenida Antônio Pincinato.

“Agora, a via esquerda terá prolongamento na rua Cacilda Becker e a via direita na rua Tupinambá. São mudanças viárias necessárias, visando a melhoria do fluxo de veículos no local e a segurança dos usuários”, explica a diretora de Trânsito, Regina Romão. Com a abertura da nova via, algumas ruas da região terão o sentido alterado. A Norivaldo Martins da Silva passará a ter sentido único de direção, com sentido da rua Peri para a avenida João Antônio Meccati. A rua Peri também terá sentido único de direção, com sentido da rua Tocantins para a rua Norivaldo Martins da Silva.

Para esta melhoria, foram implantadas 30 placas, 111 m² de tinta para as sinalizações e 400 m² de defensas (dispositivo de proteção veicular), totalizando um investimento de R$150 mil. “A implantação da defensa é muito importante para que aumente a segurança dos motoristas, evitando queda no córrego num eventual acidente”, pontua a diretora.

O projeto - A obra, que teve início em janeiro deste ano, contemplou pavimentação e drenagem da rua Cacilda Becker até a avenida Antônio Pincinato, 1.350 m², com investimento total de R$ 1.236.062,77. Também foram realizadas 160 metros de galeria de água e 450 metros de passeio público. Já a pavimentação e drenagem da via Alceu Damião Peixoto alcançou 3,2 mil m² de extensão, além de 110 metros de galeria de água e 700 m² de passeio público.

“As obras fazem parte do Complexo Jundiaí, que prevê a ligação da avenida Osmundo dos Santos Pellegrini com o Córrego da Valquíria, que começa em janeiro de 2015. Todas essas obras melhoram a mobilidade do Vetor Oeste e desafoga o trânsito da região da avenida Jundiaí com a rodovia Anhanguera”, explica o secretário de Obras, Alan Piccolo.

Além das obras, houve também a reorganização nas linhas de ônibus no bairro. A atual linha 521 será substituída. Antes, ela ligava o terminal Vila Arens ao Jardim Guanabara, passando pelas ruas centrais, terminal Central, avenida Jundiaí e rua do Retiro. A partir de agora, a linha 712 realizará esse roteiro, porém não passará mais pelas ruas centrais. Esta nova linha circula todos os dias e reduzirá o tempo de trajeto dos passageiros.


Notícias relevantes: