Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Observatório Jundiaí tem 120 novos indicadores

DA REDAÇÃO | 21/03/2019 | 05:00

A Prefeitura, por meio da Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF), disponibilizou nesta semana 120 novos indicadores primários (dados coletados dentro da administração) no site do Observatório Jundiaí (https://observatorio.jundiai.sp.gov.br). A apresentação dos novos indicadores ocorreu na 49ª reunião de plataformas, reunião que acontece todas as segundas-feiras, com a presença do prefeito e todos os gestores.
 A página Observatório Jundiaí faz parte do novo modelo de governança instituído para que a gestão pública municipal seja mais transparente e acessível a seus cidadãos. Lançado em dezembro de 2017, o Observatório Jundiaí apresenta uma seleção de indicadores, de diversas fontes, consolidados por plataformas de serviços, que permitem ao cidadão acompanhar os avanços das políticas públicas municipais. “Os indicadores medem o resultado das políticas públicas e isso permite ao cidadão avaliar se os recursos públicos estão sendo bem utilizados. Podemos avaliar a eficiência e a efetividade da gestão”, destaca o gestor da UGGF, José Antonio Parimoschi.
 Além de dar mais transparência à gestão, uma das principais metas da administração, os indicadores apoiam as ações de planejamento, implementação e monitoramento dos projetos e programas da Prefeitura. “Além de dar maior transparência no uso do dinheiro público, o Observatório Jundiaí está se transformando numa importante fonte de informações para investidores que estão prospectando municípios para instalar o seu negócio. São empreendedores e também grandes investidores que usam os indicadores de Jundiaí para comparar com outras cidades brasileiras e de outros países. É um diferencial que a Prefeitura oferece para atrair mais empresas e empregos para o município”, afirma o prefeito Luiz Fernando Machado.
 Atualmente, o Observatório Jundiaí conta com 35 secundários, ou seja, aqueles medidos por outras fontes diferentes da prefeitura. “Primeiramente, foram priorizados indicadores finalísticos com dados atualizáveis de fontes oficiais de informação e disponíveis para todos os municípios brasileiros, que são os chamados indicadores secundários. Além deles, tem os indicadores atualizáveis pela administração municipal, a partir de seus programas e ações revistas no PPA 2018-2021, que são os  indicadores primários que estamos entregando hoje. São 120 novos indicadores disponibilizados no Observatório, de todas as áreas do governo”, adianta o diretor da Unidade Central de Entregas, Jones Martins.
 No site do Observatório, você pode encontrar indicadores presentes no Plano Plurianual, que servem para medir o cumprimento das metas do governo, mas também outros como o total de área construída no município separado por uso, a taxa de ocupação hoteleira, o índice de atendimento total de esgoto, número de vagas de empregos preenchidas pelo PAT, entre muitos outros. Quem se interessar pode acessar (https://observatorio.jundiai.sp.gov.br).

T_centro-seguro_gm-195


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/observatorio-jundiai-tem-120-novos-indicadores-2/
Desenvolvido por CIJUN