Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Oncologia supera índices de atendimento

DA REDAÇÃO | 08/11/2019 | 05:00

Trabalho focado em metas e na maior qualidade de atendimento dos pacientes garante tratamento digno e adequado aos pacientes oncológicos da região atendidos no Hospital São Vicente. “Entre o diagnóstico e a minha cirurgia foram 14 dias. Achei rápido e isso salvou minha vida”, diz Renato Dias de Almeida, de 44 anos, após passar por uma cirurgia de 9 horas para a retirada de um tumor no reto. Atualmente, ele faz sessões de quimioterapia.

Por resultados como este é que o Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV) é considerado referência para o atendimento oncológico na região de Jundiaí, com índices de atendimento que superam em até 500% os índices preconizados para o serviço pelo Ministério da Saúde, e tem desenvolvido diversas ações para otimização e assistência de qualidade aos pacientes.

Em 2017, uma série de medidas foram realizadas pela Prefeitura em favor do HSV, único equipamento de alta complexidade para uma população de aproximadamente 1 milhão de habitantes. “A saúde é um dos pilares da gestão e o São Vicente é referência no atendimento público não só de Jundiaí, como da região. A unidade hospitalar foi recebida à beira de fechar as portas e, conseguimos, com organização e austeridade nas contas, equalizar as dívidas, organizar o atendimento e ampliar o serviço à população com qualidade, humanização e eficiência”, detalha Luiz Fernando.

O HSV é uma das 82 instituições que integram a Unidade do Estado de São Paulo de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), cujos parâmetros previstos na habilitação para atendimento SUS devem ser 100% superados até dezembro.

“A habilitação para tratamento clínico aos pacientes oncológicos, incluindo quimioterapia e radioterapia, é de 48.300 procedimentos anuais. O São Vicente deve chegar ao final de 2019 a 77.546 procedimentos, índice 161% do que é preconizado”, explica o superintendente do HSV, Matheus Gomes.


Leia mais sobre |
Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/oncologia-supera-indices-de-atendimento/
Desenvolvido por CIJUN