Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Opções de almoço e ceia de Páscoa fáceis e saborosas

MARIANA CHECONI | 10/04/2020 | 08:00

Em meio a pandemia do novo coronavírus as reuniões entre amigos e familiares para comemorar uma data não são recomendadas e esta Páscoa é exemplo disso. O almoço e a ceia terão que ser preparados entre os moradores da casa.

Para quem não abre mão do tradicional bacalhau, a chefe Sandra Romansini da uma dica de como fazer o peixe. “Minha dica é um ‘brandade de bacalhau’. Combina com um arroz branco e uma salada de folhas. É um prato completo, saboroso e fácil de preparar para quem não se aventura muito na cozinha”, afirma.

Ingredientes
500g de bacalhau desfiado; 300g de batata amassadas; 100g de queijo parmesão; 300g de creme de leite fresco; 1 cebola média picadinha; 1 xícara (chá) de leite; salsinha a gosto; 100g de queijo ralado; sal, pimenta branca e azeite

Preparo
Refogue a cebola no azeite até dourar e coloque o bacalhau desfiado. Aos poucos coloque leite, sal e pimenta branca a gosto. Em seguida, acrescente o creme de leite fresco, as batatas amassadas e no final a salsinha. Salpique queijo ralado por cima e leve ao forno para gratinar.

Além do bacalhau
Segundo o nutricionista Nicolas Manzato Brando, o peixe é uma ótima opção de consumo para uma refeição nutritiva. “O alimento ajuda na manutenção das gorduras boas do corpo, auxiliando no combate ao colesterol ruim. Além de ser um prato de fácil preparo e custo acessível”, explica.

De acordo com a chefe de cozinha e professora do Senac Fabiana Ribeiro de Magalhães, o bacalhau foi sempre destaque na Páscoa e no Brasil isso é ainda muito forte, porém outros modelos de alimentação vem crescendo. “Com novas escolhas alimentares, como a exclusão da proteína animal, outras opções surgem. Como alternativa temos a tilápia, o salmão e o cação, este último com um preço mais acessível”, afirma

A chefe elaborou duas receitas com esses peixes. Uma de salmão com molho de espumante e alho poró e a outra, tilápia ao molho de leite de coco com gengibre e purê de banana da terra com bacon. O passo a passo e os ingredientes das receitas podem ser conferidos abaixo.

Salmão com molho de espumante e alho poró

Ingredientes
4 postas ou tranche de salmão; 50g de manteiga; azeite extra virgem; sal; pimenta do reino; 1 dente de alho esmagado; 1 cebola cortada em rodelas; 1 alho poró cortado em rodelas; 400 ml de creme de leite fresco, porém, pode ser também o uht (caixinha); 1 galho de tomilho; 1 folha de louro; 800 ml de espumante demi sec ou um vinho branco seco de sua preferência

Preparo
Tempere o salmão com sal e pimenta e reserve. Em uma panela aberta derreta a manteiga com o azeite, acomode os tranches de salmão e grelhe de todos os lados, em temperatura média para que ele ainda fique um pouco cru no meio, apenas dourar os lados. Retire os tranches, junte o louro, um pouco mais de azeite se necessário e junte o alho. Quando dourar junte as cebolas e o alho poró, tempere com sal e pimenta e junte o espumante. Espere o álcool evaporar, junte o creme de leite, e quando levantar fervura dos lados retorne o salmão para panela por mais três minutos e sirva quente.

Sugestão: Sirva o salmão com arroz ou quinoa e mix de folhas verdes (agrião, rúcula e alface americana).

Tilápia ao molho de leite de coco com gengibre e purê de banana da terra com bacon

Ingredientes tilápia
4 filés de tilápia; 2 dentes de alho; sal; pimenta do reino; 2 limões tahiti; 1 rama de coentro; 1 colher de café de curry; 1 dente de alho cortado em tiras; 1 cebola cortada em pétalas finas; 5 gramas de gengibre ralado sem casca; 2 tomates italiano sem pele e sem semente cortado em tiras no comprimento; 1 pimenta dedo de moça cortada em rodelas sem sementes; azeite extra virgem; 200 ml de leite de coco

Preparo
Faça uma pasta de alho, sal, pimenta, coentro e o suco de um limão, passe nos filés e reserve. Em uma panela quente coloque o azeite e o alho, quando dourar acrescente a cebola, deixe murchar. Junte os tomates, a pimenta dedo de moça, o curry, o gengibre, o sal, a pimenta do reino, o caldo do 2 limão coado, e o leite de coco. Coloque os filés separados e deixe cozinhar em fogo baixo por 12 minutos com a panela tampada.

Ingredientes purê de banana da terra com bacon:
4 bananas da terra madura com casca; 2 dentes de alho bem picados; 200g de bacon sem o couro e cortado em cubos pequenos; sal.

Preparo
Lave as bananas com a casca, corte em 3 e coloque para ferver, quando elas estiverem macias apague o fogo, retire da panela e reserve a água. Descasque e amasse as bananas, e reserve. Em uma panela com óleo quente junte o bacon, e frite na própria gordura, quando eles estiverem bem dourados retire da panela e reserve. Nessa mesma panela quente junte o alho, quando dourar acrescente o purê da banana e o sal e misture bem, coloque um pouco da água do cozimento para ficar um purê macio, apague e junte o bacon, misture bem. Sirva quente.

Faça uma cama de purê e coloque o filé do peixe com o molho por cima.

 


Leia mais sobre | | |
Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/opcoes-de-almoco-e-ceia-de-pascoa-faceis-e-saborosas/
Desenvolvido por CIJUN