Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Operação ‘Noites Frias’ retorna neste fim de semana

DA REDAÇÃO | 01/08/2019 | 05:01

Com o anúncio de uma nova frente fria que deve chegar neste fim de semana, a Operação Noites Frias, realizada pela Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) da Prefeitura de Jundiaí, deverá ser retomada na tarde de sexta-feira (2), prosseguindo até terça (6), conforme a previsão do tempo.

A abordagem de pessoas em situação de rua será reforçada, com o oferecimento de transporte até os abrigos que fazem parte da rede socioassistencial: são três, no total, com os quais a Prefeitura tem parceria, além do SOS, tido como casa de passagem. Diariamente há uma equipe de abordagem que percorre Centro e bairros, abordando pessoas em situação de rua e oferecendo vagas nos abrigos; a partir desta sexta serão duas equipes, com técnicos do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Centro Pop).

No feriado de 9 de Julho, quando as temperaturas despencaram, chegando a 3 graus durante a madrugada, as equipes da UGADS também intensificaram o trabalho da Operação Noites Frias nas ruas e o serviço de acolhimento, inclusive com a abertura de vagas extras no Centro Esportivo Jardim Ângela, na Vila Aparecida, que entrou em atividade no dia 5 de julho. Entre 5 e 9 de julho, foram realizadas mais de 200 abordagens nas ruas pelas equipes da UGADS e 107 acolhimentos em abrigos. Quem se recusou a ir, recebeu cobertores, meias e luvas.

O mesmo procedimento será repetido agora, mas provavelmente não será necessário utilizar novamente o Centro Esportivo Jardim Ângela, segundo a diretora de Proteção Social Especial da UGADS, Ariane Goim Rios. “Acreditamos que as vagas extras que temos nos abrigos serão suficientes, mesmo porque a previsão não é de frio tão intenso, mas estaremos atentos à demanda a partir desta sexta-feira”, afirmou. Há 45 vagas extras disponíveis, além das já 102 já existentes e ocupadas, totalizando 147 vagas.

Quem aceita a oferta para passar a noite nos abrigos recebe toda a assistência necessária, incluindo kit de higiene contendo roupa íntima, sabonete, creme dental e escova, além de roupas, cobertor, café, pão, bolo e refeição.

Estrutura
O atendimento da UGADS é concentrado no Centro Pop, que fica na rua Marechal Deodoro da Fonseca, 504; de lá, o atendido pode ser encaminhado para os demais serviços da rede socioassistencial.

Quem identificar pessoas em situação de rua pode acionar o serviço especializado de abordagem social pelo telefone (11) 9-8531-0146; o mesmo número pode ser utilizado por quem quiser doar roupas, alimentos ou kits de higiene. Para casos de intoxicação ou ocorrências mais graves, o SAMU deverá ser acionado pelo telefone 192.


Leia mais sobre
Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/operacao-noites-frias-retorna-neste-fim-de-semana/
Desenvolvido por CIJUN