Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Operação ‘Tudo Nosso’, da PF, prende advogado de Jundiaí

Fábio Estevan | 13/08/2019 | 12:31

Um advogado de Jundiaí foi preso pela Polícia Federal de Araçatuba nas primeiras horas da manhã de hoje (13). Ele é suspeito de fazer parte de um esquema que praticava diversos crimes de desvios de recursos públicos por meio da contratação fraudulenta de empresas que prestam serviços para a Prefeitura Municipal de Araçatuba.

O jundiaiense é investigado por estar diretamente ligado através de seus serviços a J.A.P., de 64 anos, líder da organização criminosa, empresário, sindicalista e presidente de diretório político em Araçatuba. Ele e o filho, que também foi preso, são de Itatiba.

Segundo informou a assessoria de imprensa da PF em Araçatuba, além da prisão do advogado, os policiais que estiveram em Jundiaí também apreenderam documentos. A ação faz parte da Operação “Tudo Nosso”, nome que faz alusão ao termo frequentemente utilizado pelos investigados, inclusive em redes sociais, nas ocasiões em que obtinham sucesso nas diversas fraudes cometidas no âmbito da Prefeitura de Araçatuba.

Aproximadamente 150 policiais federais foram mobilizados para o cumprimento de 14 mandados de prisão temporária e 37 mandados de busca e apreensão nas cidades de Araçatuba, Clementina, Itatiba, Jundiaí e São Paulo. Os mandados foram expedidos pela Justiça Federal de Araçatuba.

Os presos serão indiciados por vários crimes, dentre eles: corrupção ativa e passiva, falsificação de documentos (públicos e privados), peculato, associação criminosa, fraudes em licitações, dentre outros. De acordo com suas condutas, em caso de condenação, estarão sujeitos a penas máximas de até a 30 anos de reclusão. Todas as apreensões realizadas serão encaminhadas para a sede da PF em Araçatuba/SP, assim como os presos, que após os procedimentos relativos às oitivas e indiciamentos serão encaminhados para cadeias da região onde permanecerão custodiados à disposição da Justiça Federal.

O esquema
Durante as investigações, a PF confirmou que J.A.P., morador de Itatiba/SP, é o mentor de um engenhoso esquema de desvio de recursos públicos mediante a utilização de várias empresas registradas em nome de “laranjas” e familiares com o objetivo de fraudar licitações e celebrar contratos de prestação de serviços com o município de Araçatuba.

As investigações demonstraram que, nos últimos dois anos, as empresas investigadas aditaram ou celebraram novos contratos suspeitos com a prefeitura nas áreas de educação e assistência social que superaram, até o momento, a quantia de R$ 15 mi. As investigações prosseguirão e a estimativa da PF é que esse valor possa ser muito maior.

 


Leia mais sobre | |
Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/operacao-tudo-nosso-da-pf-prende-advogado-de-jundiai/
Desenvolvido por CIJUN