Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Operação Verão: o alerta virá com ações preventivas

guilherme barros | 09/10/2019 | 05:01

A Defesa Civil de Jundiaí começa a se preparar para o que intitula de “Operação Chuvas de Verão 2019- 2020, período que se inicia em 1º de dezembro e vai até dia 31 de março. O chamado Plano Preventivo da Defesa Civil, com o intuito de reduzir danos materiais e ambientais, define quatro níveis com base no índice de chuvas registrado nas últimas 72 horas.

Durante o período da Operação Verão são adotadas medidas gerenciais que permitem atuar de forma antecipada aos possíveis efeitos de um evento pluviométrico intenso, a partir do acompanhamento e previsão meteorológica, e vistorias de campo. Quando o volume supera 80 milímetros por metro quadrado em uma determinada área, a Unidade de Gestão da Casa Civil (UGC) age de maneira preventiva, com ações que vão desde a análise de solo até a remoção de famílias em situação de risco.

Há 70 anos morando no mesmo local, no bairro da Roseira, Durval Pereira lembra do desespero que passou com a enchente que atingiu sua residência, anos atrás: “Perdi o guarda-roupas e a estante. O restante dos móveis e eletrodomésticos conseguimos colocar em locais mais altos, que a água não atingiu. À época, a água chegou 40 centímetros de altura dentro de casa. Batia quase no joelho. Ocorre de maneira muita rápida”.

Hoje, com o desassoreamento do rio que passa na parte de trás do terreno onde mora, ele não se preocupa tanto. “Quando chove bastante, a gente fica apenas com o receio de inundar a pista”, diz, em alusão ao único acesso que margeia a rodovia Natal Lorencini, já quase no limite com a cidade de Jarinu.

De acordo com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí, limpezas e desassoreamento de rios, córregos e galerias, além de vistorias, são constantes para mitigar o risco e os impactos dos eventos associados ao período chuvoso.

SERVIÇO DE MENSAGEM
Todo munícipe pode cadastrar seu celular, gratuitamente, para receber alertas meteorológicos via SMS. O serviço surgiu através parceria entre o Ministério da Integração Nacional, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e os governos estaduais. Os interessados em receber as mensagens devem enviar um SMS para o número 40199 com o CEP de interesse.

CLIMA
De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), embora a primavera seja uma estação de transição – com dias quentes e frios aleatoriamente-, o índice de chuvas devem ficar dentro da média para a segunda quinzena de outubro até o fim do mês de novembro, em que pancadas com mais intensidade pode ocorrer em todo o interior de São Paulo. O verão começa oficialmente no dia 22 de dezembro.

 

 


Leia mais sobre | |
Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/operacao-verao-o-alerta-vira-com-acoes-preventivas/
Desenvolvido por CIJUN