Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Opinião: O recado das ruas

Anelso Paixão | 06/11/2019 | 08:30

O recado das ruas, do povo, sempre vem como um chacoalhão e coloca um imenso ponto de interrogação naquelas verdades absolutas. Nada do que parecia fato consumado continuará a ser depois que essa voz brada. E por que digo isso especificamente nesta editoria? Pela simples razão de que milhares de jundiaienses imaginavam, como eu, que era melhor o Paulista fechar as portas do que encarar o vexame de disputar a última divisão estadual.

Mas bastou o time chegar perto do acesso para confirmar que outros tantos milhares não pensam assim. Mais de 5 mil torcedores coloriraram o charmoso estádio Dr. Jayme Cintra quando do jogo do acesso, contra o Flamengo de Guarulhos. Quinze dias depois, no jogo do título, contra o Marília, mais 8 mil estavam lá.

Se para alguns mais acostumados às coisas do Paulista, que viram conquistas como as de 1968, 1984 ou ainda a maior de todas – a Copa do Brasil de 2005 – ganhar esse título era coisa pequena, numa mistura de felicidade e vergonha, para tantos outros, mais jovens, esse é um grande título. Afinal, existe uma geração que não viu nada destas coisas que seus pais contam, só ouviu falar. Para eles, a tal ‘Bezinha’ é o que o temos para o momento. E o momento é de euforia.

A resposta final para tudo isso veio ontem, quando da publicação do pôster do time campeão pelo JJ. No domingo, o jornal saiu sem ele, aproveitando suas páginas para falar do jogo, dos heróis, da torcida. Quinze dias antes, quando do acesso, já havia publicado o pôster da equipe que havia tirado o clube do fundo do poço.

Mas, tamanho entusiasmo do torcedor levou-o a cobrar nas redes sociais por nova homenagem, desta vez dos campeões. E o JJ, sempre atento a seus seguidores, resolveu atender. Publicou novo pôster. A resposta de gratidão foi empolgante. Nas redes sociais, os apaixonados pelo Galo resolveram se mobilizar para esgotar os exemplares. E, antes mesmo das 10 horas da manhã, algumas bancas já pediam mais jornais. Nos grupos de WhatsApp, torcedores se comunicavam para avisar onde havia exemplares. A campanha foi um sucesso. Os jornais se esgotaram.

A resposta das ruas não poderia ter sido melhor. Parabéns e obrigado torcedor. O Paulista sempre será uma paixão jundiaiense, seja em qual divisão for.

ANELSO PAIXÃO é editor-executivo do JJ


Leia mais sobre | | |
Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/opiniao-o-recado-das-ruas/
Desenvolvido por CIJUN