Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Pacientes transferidos morrem em Jundiaí

Kátia Appolinário | 23/06/2020 | 10:00

Dois dos três moradores de Itupeva que foram transferidos do Hospital Nossa Senhora Aparecida para o Hospital São Vicente (HSV) na noite de sábado (20) foram a óbito por coronavírus. Um paciente morreu assim que chegou ao hospital e o outro horas depois.

Segundo a equipe do São Vicente, os dois pacientes que não resistiram chegaram em estado crítico. O terceiro paciente, por sua vez, segue internado em Jundiaí em estado grave.

De acordo com a Prefeitura de Itupeva, a transferência teve que ser realizada devido a problemas técnicos com o oxigênio que os pacientes estavam usando durante o período que estavam internados. No entanto, houve restabelecimento na mesma noite horas depois da transferência dos pacientes.

Uma sindicância foi aberta para apurar as informações e tomar todas as medidas que se fizerem necessárias. A Associação Paulista de Gestão Pública, organização sem fins lucrativos, foi acionada para identificar o acontecimento.

A unidade em Itupeva conta com 27 leitos exclusivos para covid-19, sendo que atualmente cinco estão ocupados, sendo três pacientes de Itupeva e dois de Cabreúva. Segundo protocolo oficial divulgado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar, o falecimento só entra para a taxa de mortalidade institucional quando ocorre em pelo menos 24 horas da admissão hospitalar do paciente. Dessa forma, ambos os óbitos foram atribuídos aos Hospital Nossa Senhora Aparecida. Até o momento, Itupeva registra 12 mortes causadas por coronavírus.

 


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/pacientes-transferidos-morrem-em-jundiai/
Desenvolvido por CIJUN