Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Palco da Cidade lota o Polytheama em evento sobre prevenção ao suicídio

DA REDAÇÃO | 15/09/2018 | 18:05

O Teatro Polytheama recebeu na noite da última sexta-feira (14) o “Palco da Cidade”, uma realização da Unidade de Gestão de Cultura e da TVTEC. Em sua segunda edição, o programa trouxe o tema “Suicídio: a epidemia calada – Escutar é uma saída”, que lotou o teatro com capacidade para mais de mil lugares.

O encontro, que foi transmitido ao vivo pelo canal da TVTEC, integra também a programação do Setembro Amarelo, mês de conscientização do suicídio, e faz parte da terceira edição do Encontro de Valorização da Vida e o segundo debate sobre o assunto, também com a parceria do Centro de Valorização da Vida (CVV).

O prefeito Luiz Fernando Machado ressaltou a importância de quebrar os preconceitos acerca da prevenção ao suicídio. “Há tempos que planejávamos reverter essa discussão em política pública. Saber ouvir é também um papel da Prefeitura e, por isso, demonstramos nossa disposição em ouvir e em estender uma mão”.

A abertura do evento ficou por conta das intervenções artísticas de cantora Fernanda Porto, do bailarino Felipe Cuqui, do ator Marcelo Várzea e de Flávio Sacramoni no slackline.

Com a mediação da superintendente da Rede TVTEC, a jornalista Mônica Gropelo, os entrevistados se revezaram no debate e em contribuições sobre o assunto. A iniciativa contou com as participações do médico psiquiatra da Unicamp, Neury Botega; Tenente Coronel Valdira Ferreira da Escola Superior de Soldados da PM; o capitão do Corpo de Bombeiros, comandante Diógenes Munhoz; o instrutor de Negociação com Suicidas do Grupo de Ações Táticas Especiais (GATE), major Hugo Araújo Santos; a psicóloga e mestre em saúde pública, Karen Scavacini; e a coordenadora nacional de estudos do CVV, Elaine Macedo.

Mônica contextualizou o compromisso com a proposta do Setembro Amarelo. “Nosso diálogo nesta noite traz para a superfície diversos fatores. Mas o mais importante deles é a questão da valorização da vida.”

Acompanhado da esposa Rita, o professor de Filosofia Wagner Stefani achou a iniciativa fantástica. “Como professor e cidadão sinto a necessidade de quebrarmos os tabus e levar essa discussão para os diversos ambientes, inclusive o escolar. Os dados apresentados demonstram a expressividade desse problema de saúde pública entre os jovens e Jundiaí é um Município jovem, com muitos estudantes e universitários.”

Da plateia, o cabo da PM Clóvis Nogueira também elogiou a iniciativa. “Este evento vem ao encontro de uma demanda que surge nos atendimentos dessa ocorrência, a de que as pessoas no entorno não haviam notado as evidências prévias. Uma conversa no momento adequado pode evitar isso tudo”.

Também estiveram presentes os gestores das Unidades de Gestão da Prefeitura: da Casa Civil, Gustavo Maryssael; de Cultura, Marcelo Peroni; de Promoção da Saúde, Tiago Texera; de Assistência e Desenvolvimento Social, Nádia Taffarello Soares; de Administração e Gestão de Pessoas, Simone Zanotello; além do vereador Faouaz Taha, representando a Câmara Municipal, e de representantes das Polícias militar e Civil e do Corpo de Bombeiros.

PALCO DA CIDADE
 


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/palco-da-cidade-lota-o-polytheama-em-evento-sobre-prevencao-ao-suicidio/
Desenvolvido por CIJUN