Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Palestra aborda os cuidados com os idosos, nesta sexta

ANGELO AUGUSTO | 14/06/2019 | 05:02

Em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, comemorado todo dia 15 de junho, o Conselho Municipal do Idoso da cidade de Jundiaí realizará nesta sexta, dia 14, às 14h, uma palestra sobre conscientização e incentivo aos bons cuidados que os idosos precisam e merecem receber. O palestrante será João Paulo Iotti Cruz, membro do Conselho Municipal da Pessoa Idosa e da OAB Jundiaí.

De acordo com o Promotor de Justiça, Flamínio Silveira Amaral Júnior, da Promotoria do Idoso de Jundiaí, a maioria das denúncias registradas na cidade são referentes a casos de vulnerabilidade. “Muitas vezes os filhos não conseguem dar a devida atenção aos pais idosos por falta de tempo, ou não sabem lidar com os primeiros sinais da idade avançada, como a falta de memória ou o início de demência leve, o que acaba causando um mal estar dentro da família”.

A cidade de Jundiaí possui diversas políticas públicas para o atendimento em casos de vulnerabilidade e maus tratos a idosos. O Centro Público de Atendimento ao Idoso (CEPAI) na modalidade de Centro-Dia, ou “creche do idoso”, como é popularmente conhecido, é o programa mais recomendado e oferece atividades recreativas, atendimento médico, administração de medicamentos, refeições e banho para idosos com dependência moderada, cujas famílias não têm condições de cuidar durante o dia. A triagem é feita pelo Centro de Referência Especializado em Assistência Social. “O serviço prestado é ótimo, mas uma cidade do tamanho de Jundiaí comportaria pelo menos mais uma unidade, para aumentar a demanda de atendimento”, afirma Flamínio.

Idosos
Vitório Durigati, assessor de Políticas para Idosos da Prefeitura, conta que Jundiaí tem se tornado uma cidade muito propícia à vida dos idosos, pois possui ótimos indicadores de qualidade de vida, o que pode fazer com que a população mais velha cresça nos próximos anos.

Jundiaí possui cerca de 49 mil idosos, que contabilizam 12% da população. Um número baixo comparado com a Europa, onde países como Portugal chegam a um porcentual de 50% de idosos.

Aberto ao público, a palestra acontecerá no Centro de Convivência do Idoso (CCI) e irá tratar de assuntos como conscientização da população e das famílias em relação aos cuidados e à compreensão com os idosos, tanto em sociedade como dentro de casa.
Um dos objetivos do encontro é mostrar aos idosos os cuidados básicos que eles precisam tomar no dia-a-dia. “Alguns cuidados precisam ser tomados quando se chega em uma certa idade. Não se pode mais abusar do cigarro e do álcool, e praticar atividades físicas como caminhada ou natação são de grande importância para a saúde. Além disso, também é muito importante frequentar o médico regularmente e se fazer uso correto da medicação quando solicitado”, afirma Vitório.
O dia 15 de junho marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, data comemorada 2006, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa (INPES) para combate a todas as formas de violência contra idosos.


Leia mais sobre |
Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/palestra-aborda-os-cuidados-com-os-idosos-nesta-sexta/
Desenvolvido por CIJUN