Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Para melhorar serviço, programa vai capacitar motoristas de ônibus em Jundiaí

VINÍCIUS SCARTON | 06/06/2018 | 05:20

Com o objetivo de capacitar os motoristas de ônibus do transporte coletivo de Jundiaí e melhorar o serviço para o usuário, foi lançado ontem o Programa Bom Motorista. Em cerimônia no Terminal Cecap, o prefeito Luiz Fernando Machado (PSDB) definiu a iniciativa como “inovadora”. “Trata-se de um programa que visa valorizar o bom motorista. Será dividido em diversas fases, bronze, prata até atingir a premiação ouro. E no final do ano realizaremos uma confraternização para valorizar a atividade e os profissionais”, destacou.

CLIQUE AQUI E LEIA OUTRAS NOTÍCIAS DE JUNDIAÍ

Segundo o chefe do Executivo, o programa também visa corrigir a evasão do transporte coletivo. “Hoje, o problema da segurança dentro do ônibus é a principal questão da evasão do transporte coletivo”, explica. Há casos, exemplifica, de pessoas que não querem pagar a tarifa. “Diante disso, o motorista é responsável por controlar a situação. Mas sua função é dirigir o ônibus e não resolver conflitos. Por isso, nossa preocupação é com a segurança de todos”, afirma, destacando que a prefeitura também está criando mecanismos de fiscalização junto às forças policiais, para o profissional ser respeitado.

Na prática, a capacitação vai tratar de aspectos como respeito, cordialidade, pontualidade, orientações aos usuários e qualidade do serviço oferecido, através de um ônibus adaptado, que circulará por todos os terminais da cidade. A meta do programa é capacitar cerca de 600 colaboradores, entre motoristas e cobradores. “O modelo é por adesão e não por obrigação, o que estimula as próprias responsabilidades, a fim de obter os resultados”, resumiu o gestor de Mobilidade e Transporte, Silvestre Ribeiro. Subinspetor da Guarda Municipal, Erich Streng Godoi explicou que a GM é um ator dentro deste programa, que será dotado de várias palestras. “O grupamento será composto por três integrantes, sendo que atuo como coordenador deste projeto”, disse.

A motorista Talita Cristiane Petralha, que trabalha há um ano em Jundiaí, está otimista para iniciar o processo de capacitação. “O programa ajudará a fortalecer diversos aspectos, como a paciência, por exemplo. Além disso, contribuirá para melhorar a imagem do motorista”, acredita.

Foto: Rui Carlos/Jornal de Jundiaí

Foto: Rui Carlos/Jornal de Jundiaí


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/para-melhorar-servico-programa-vai-capacitar-motoristas-de-onibus-em-jundiai/
Desenvolvido por CIJUN