Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Parcela do 13º para aposentados deve injetar R$ 217 milhões na economia de Jundiaí e Região

VINICIUS SCARTON | 09/11/2018 | 05:00

A segunda parcela do 13º salário para aposentados e pensionistas, que começa a ser paga no próximo dia 26, deve injetar R$ 217 milhões na economia de Jundiaí e Região. Conforme levantamento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o município possui pouco mais de 268 mil beneficiários.  O calendário de pagamento dos aposentados, pensionistas e demais beneficiários do INSS vai até o dia 7 de dezembro. A primeira parte do 13º foi paga entre o final de agosto e início de setembro.

Na primeira parcela, quem já era aposentado ou pensionista em janeiro deste ano recebeu exatamente metade do valor de seu benefício. O valor final do pagamento feito a partir deste mês será o benefício menos o Imposto de Renda, se houver, e o que já foi pago pelo INSS na primeira parcela.

A presidente da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Jundiaí e Região, Fé Juncal, destaca a importância do 13º salário para a economia da cidade. “Com essa segunda parcela, os aposentados e pensionistas poderão quitar suas dívidas, quando houve, e também realizar algumas compras de bens, movimentando a economia”, comenta.

ORIENTAÇÃO
O economista Mariland Righi sugere que o 13º salário seja utilizado para pagar dívidas. “Além disso, se possível, é importante poupar dinheiro, pois o Brasil está em um ambiente instável”, explica. Righi também ressalta que o início de ano é marcado pela cobrança de impostos e outras despesas. “Por este motivo é fundamental a cautela. Além do que, existe a possibilidade de alteração nas aposentadorias, por parte do governo, que estuda uma reforma na Previdência”, diz.

Seguindo o raciocínio do especialista, a aposentada Vera Lúcia Bueno, de 61 anos, conta que já gastou uma parte do 13º salário para quitar algumas despesas. “Já com relação a segunda parcela, a ideia é guardar o dinheiro para pagar os impostos no início do ano e também aproveitar uma parte para viajar”, prevê a aposentada.

Foto: Rui Carlos

Foto: Rui Carlos


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/parcela-do-13o-para-aposentados-deve-injetar-r-217-milhoes-na-economia-de-jundiai-e-regiao/
Desenvolvido por CIJUN