Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Parceria público-privada irá trocar lâmpadas por LED em Jundiaí

Da redação | 10/01/2020 | 07:30

A administração municipal realizou na manhã desta quinta-feira (9), no auditório do Paço Municipal,uma audiência pública para apresentar o projeto de parceria público-privada (PPP) de Jundiaí que está em andamento e prevê investimentos na troca do parque de iluminação da cidade, além de sua gestão e toda manutenção. Estiveram presentes servidores das áreas técnicas envolvidas no estudo, estudantes, consultores, profissionais e empresas interessadas no projeto.

A PPP estabelece um prazo de concessão de 25 anos, durante o qual a futura empresa vencedora da licitação ficará responsável pela modernização, otimização, expansão, operação e manutenção da infraestrutura da iluminação pública em Jundiaí. O valor do investimento será de R$ 57 milhões nos primeiros três anos da concessão, quando se darão as trocas das luminárias por sistemas de LED, e R$ 76,5 milhões nos 22 anos seguintes.

O gestor de Governo e Finanças da Prefeitura de Jundiaí, José Antônio Parimoschi, destacou que a ação faz parte do Programa Jundiaí Cidade Inteligente e que seus resultados asseguram uma cidade mais sustentável e segura nas próximas décadas, dois eixos fundamentais da administração Luiz Fernando Machado. “Este projeto, além de promover melhorias específicas na iluminação pública da cidade, vai impactar na melhoria da segurança pública, pois as ruas, praças e espaços públicos ficarão mais claros, o que inibe a ação de criminosos. Futuramente, essa estrutura poderá ser utilizada para instalação de outras tecnologias como câmeras de segurança.”

A gestora da Unidade de Administração e Gestão de Pessoas (UGAGP), Simone Zanotello, explicou o funcionamento da PPP, reforçando que todas as administrações têm limitações de orçamento. “Por esse motivo a parceria com a iniciativa privada surge como forma de melhorar o serviço à população em um curto espaço de tempo e com economia para os cofres públicos”.
Jundiaí conta hoje com 47.551 pontos de iluminação, 99% deles de vapor de sódio, que produz uma luz mais amarelada e ilumina menos; uma das obrigações da concessionária será substituir todos esses pontos por lâmpadas de LED, economizando cerca de 48% de energia e melhorando a qualidade do serviço.


Leia mais sobre |
Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/parceria-publico-privada-ira-trocar-lampadas-por-led-em-jundiai/
Desenvolvido por CIJUN