Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Paróquias de Jundiaí mantêm tradições do Corpus Christi: saiba o que vai rolar na cidade

vinícius scarton | 23/05/2018 | 03:30

Tradição e fé marcam o período de Corpus Christi em Jundiaí. No próximo dia 31 de maio, algumas paróquias da cidade começam a confeccionando o tradicional tapete para a procissão que marca a data, resgatando a entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém, dias antes de ser crucificado. Na Paróquia São João Bosco, no Eloy Chaves, o tapete é um dos mais tradicionais da cidade. A comunidade católica do bairro organiza este evento há três décadas, reunindo crianças, jovens, adultos e idosos nos preparativos. Para a confecção do tapete,famílias inteiras vão se mobilizar este ano a partir das 6h do dia 31. Para essa produção em escala são utilizadas serragem colorida, gesso em pó, borra de café, areia fina, entre outros materiais. Os organizadores informaram que nesta edição serão usados aproximadamente 500 quilos de serragem para um trecho de 400 metros e, após a realização da festa, o percurso da procissão será limpo.

MISSA E PROCISSAO DE CORPUS CHRISTI NA PAROQUIA SAO JOAO BOSCO NO ELOY CHAVES

LEIA OUTRAS NOTÍCIAS DE JUNDIAÍ 

Filhos do tráfico de drogas buscam nova vida dentro da igreja

A missa será celebrada pelo pároco Agnaldo Tavares Ribeiro, a partir das 16h30, e a procissão acontecerá na sequência, saindo da paróquia, seguindo até o final da avenida Carlos Veiga, com encerramento na Associação de Moradores do Eloy Chaves. Já na Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, no bairro da Vila Rio Branco, a organização da confecção dos tapetes ficou a cargo do casal Adilson Edson Buck e Mirian Durante Buck. De acordo com Mirian, o padre Lupércio Martins irá celebrar a missa a partir das 15h30. “Ao término da celebração, por volta das 17h15, terá início a procissão que percorrerá a avenida Guilherme de Almeida, sentido Vila Liberdade”, descreve. Segundo a organizadora, os fiéis poderão percorrer pelo tapete feito de serragem e tingido pela comunidade. “Serão 460 metros de tapete, divididos em oito partes, com desenhos de flores, destacando o tema ‘Leigo, sal da terra e luz do mundo’”, resume.

Este ano, o evento completará a sua sétima edição no bairro. “A confecção do tapete conta com a participação da comunidade, reunindo 420 voluntários em sua ornamentação”, explica Mirian. Para esta edição os organizadores estimam a participação de cerca de mil fiéis, que poderão acompanhar o trabalho da comunidade, que acontece em virtude das doações de serragem, tintas e cobertores. Na Vila Rami, o Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida também terá programação voltada para o período de Corpus Christi. A celebração da missa está agendada para às 9h e o tapete estará exposto para os fiéis às 8h.

CURIOSIDADE
A data marca a introdução da Eucaristia nas missas. As palavras “Corpus Christi” são de origem latina e significam “Corpo de Cristo”, que nas celebrações da Igreja Católica representa a hóstia consagrada.


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/paroquias-de-jundiai-mantem-tradicoes-do-corpus-christi-saiba-o-que-vai-rolar-na-cidade/
Desenvolvido por CIJUN