Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Paróquias encenam a Paixão de Cristo

SIMONE DE OLIVEIRA | 19/04/2019 | 05:04

Algumas paróquias da Diocese de Jundiaí se preparam para encenar hoje a Paixão de Cristo, um dos momentos mais marcantes da Semana Santa. Além de reviver os passos do calvário de Jesus, o momento marca sua ressurreição.
O padre Márcio Felipe, pároco da Catedral Nossa Senhora do Desterro (Matriz), explica que as paróquias têm a tradição de ‘recordar’ os últimos momentos de Jesus na Terra. É fazer memória de que Cristo morreu, mas venceu esta morte ao ressuscitar. “Não é um dia de tristeza, mas de recolhimento porque ele ressuscitou e para nós, católicos, isto é nossa maior alegria. E as paróquias irão reviver este momento”.
Uma das paróquias que farão a encenação é a São José Operário, no Retiro. Organizado pelo Setor Juventude, o encontro começa às 19h30, com saída da rua Maestro Paulo Mario de Souza, 284, seguida de procissão.
De acordo com um dos organizadores do encontro, Leonardo de Souza Pereira, serão pelo menos 130 jovens participando do encontro, sendo divididos em oito equipes. São pelo menos cinco meses de ensaio. “Isso tem uma importância muito grande para todos nós jovens por conta da temática. Quando começamos a preparar essa encenação, os brilhos nos olhos dos jovens é evidente. Não fazemos teatro mais sim uma pequena demonstração do amor de Cristo”, diz Leonardo.
A Via Sacra encena a Paixão de Cristo, desde a traição de Judas e o julgamento sob Pôncio Pilatos, passando pela crucificação no monte Calvário, até Sua gloriosa ressurreição. Todos os anos, mais de mil pessoas acompanham a procissão dolorosa de Jesus e acercados da movimentação de todos os jovens que compõem o Setor Juventude, juntamente ao Pároco, ao Diácono e aos ministros. A coordenadora do teatro, Victória Vendramini, diz que o encontro já faz parte do calendário de eventos culturais da Prefeitura de Jundiaí.
“Dentre todos os eventos que fazemos, um dos mais importantes para nós é a Via Sacra, que há 19 anos faz história em nossa Paróquia, em nossos bairros e também em nossa cidade, principalmente com a inclusão da mesma no Calendário Cultural da Prefeitura do Município de Jundiaí, segundo a Lei 8393/2015”, destaca Victória.

PROGRAMAÇÃO
Na São João Bosco (Eloy Chaves) o encontro começa às 20h na própria igreja, porém mais cedo, às 6h da manhã, os fiéis são convidados a participarem da vigília eucarística até as 14h30. A celebração da Paixão de Cristo será às 15h também na igreja. No domingo tem missa de Páscoa às 10h na igreja.
São João Batista (Ponte São João): a programação começa às 19h30 com a procissão do Senhor Morto com os mistérios do terço.
Matriz: Na Catedral Nossa Senhora do Desterro a cerimônia do descimento da cruz será às 20h. Em seguida, às 21h, tem procissão do Senhor Morto.
A programação das demais paróquias podem ser conseguidas no site da Diocese de Jundiaí: www.dj.org.br

T_via _sacra5


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/paroquias-encenam-a-paixao-de-cristo/
Desenvolvido por CIJUN