Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Partidos trabalham para estarem preparados na data das eleições

Angelo Augusto Santi | 03/05/2020 | 11:30

Mesmo com a paralisação de várias atividades por conta da pandemia do novo coronavírus (covid-19), as eleições municipais marcadas para dia 4 de outubro devem acontecer ainda este ano. Caso a data já agendada não seja mantida, o pleito deve ser marcado para os meses de novembro ou dezembro, segundo presidentes municipais de alguns partidos em Jundiaí.

Ainda sem a confirmação de uma data, as lideranças dos diretórios municipais dos partidos já se movimentam para estarem preparados para cumprir todas as exigências necessárias dentro dos prazos estipulados pelo TSE caso as eleições realmente aconteçam no dia 4 de outubro. A alternativa diante da pandemia tem sido as conversas por meios on-line.

Fernando de Souza, presidente do PSDB-Jundiaí, diz que a sigla trabalha o ano inteiro e que estará com seus candidatos prontos independente da data do pleito. <CW0>“O que mais atrapalha é a impossibilidade de se realizar reuniões com pré-candidatos e filiados. Mudamos nossa forma de atuar, mas continuamos com uma atividade partidária intensa, desde a gestão do Faouaz como presidente. Caso as eleições ocorressem hoje o PSDB estaria preparado, mas acredito que, se a pandemia seguir até agosto, as campanhas podem ser bastante prejudicadas”, comenta.

O novo presidente do PP-Jundiaí, vereador Márcio Cabeleireiro, afirma que não está sendo fácil lidar com a questão política em meio à crise, mas acredita que as eleições serão realizadas ainda este ano. “Estamos reinventando toda nossa forma de agir, mas sem saber como lidar com essa situação. Acredito que, mesmo se a data mudar, o pleito vai acontecer ainda neste ano, em novembro ou dezembro. Caso as eleições realmente aconteçam do dia 4 de outubro, os partidos mais estruturados poderão ter certa vantagem”, diz.

Presidente do Partido Novo em Jundiaí, Marcello Giacaglia, diz que a maior dificuldade está sendo os pré-candidatos se mostrarem à população. “Isso é particularmente ruim para nós, pois são pessoas novas no cenário político. Acredito que ainda seja viável termos eleição nas datas marcadas, até lá a pandemia já deve ter arrefecido e as pessoas já estarão circulando normalmente. O que mais temos feito são reuniões por videoconferência, tanto com nossos pré-candidatos como com os dirigentes estaduais e nacionais da sigla”, conta.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, afirmou no início da semana que ainda espera que as eleições de 2020 sejam realizadas neste ano. Ele disse, porém, que tudo depende da evolução da pandemia de coronavírus. “Desejaria não precisar adiar as eleições. Caso seja necessário e inevitável, que seja pelo prazo mais breve possível”, disse.


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/partidos-trabalham-para-estarem-preparados-na-data-das-eleicoes/
Desenvolvido por CIJUN