Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Passageiros reclamam da falta de cobertura em pontos de ônibus

VINICIUS SCARTON | 10/01/2019 | 05:00

Já não é de hoje que passageiros do transporte público intermunicipal reclamam da falta de cobertura nos pontos instalados na avenida Jundiaí. Enquanto esperam pelo transporte, passageiros enfrentam sol forte, chuva e desconforto por não tem onde sentar. De acordo com a auxiliar administrativa, Marizete Santos, 27 anos, que reside em Itupeva e trabalha em Jundiaí, a situação é bem complicada em dias de intenso calor. “A falta de cobertura gera dificuldades, principalmente em dias assim, mas também não posso esquecer dos dias chuvosos, pois não há onde se abrigar”, relata.

O operador de telemarketing, Bruno Barreto, 18 anos, mora em Franco da Rocha e trabalha em Jundiaí. Ele explica que utiliza o ponto de ônibus da avenida Jundiaí com frequência. “O sol é muito forte e, para piorar, não há um local para se sentar”, descreve. Quem também reclama da falta de estrutura é o operador de telemarketing, Wallison da Conceição Santos, 22 anos, que reside em Louveira, e utiliza o ponto de ônibus na avenida Jundiaí, quando vai visitar o irmão em Itatiba. “E todas às vezes a rotina é a mesma. A espera é longa e tenho que encarar o sol quente”, desabafa.

A doméstica Tereza Del Rei Perone, 64 anos, mora em Itupeva e trabalha em Jundiaí. Ela conta que utiliza o transporte público intermunicipal duas vezes por semana. “E na minha idade encarar esse calor intenso na espera pelo ônibus é muito complicado. Além disso, em dias de chuva, a situação piora, pois não há local para se proteger”, comenta. Já a auxiliar de tradução, Antônia Souza, 32 anos, também reside em Itupeva e na tarde de ontem estava à passeio em Jundiaí, na companhia de sua sobrinha. “Ao menos uma vez por mês venho até Jundiaí. A falta de cobertura no ponto de ônibus intermunicipal é uma situação bem complicada, que piora ainda mais em dias chuvosos e acabamos sem ter onde ficar”, ressalta.

SEM SOLUÇÃO
Enquanto a população sobre com a falta de estrutura nos pontos de ônibus intermunicipais, a situação segue sem solução. Questionada sobre a existência de algum projeto visando a instalação de cobertura para os pontos de ônibus intermunicipais na avenida Jundiaí, a Prefeitura de Jundiaí afirma, em nota, por meio da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT), ue já foi apresentado à Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), responsável pela gestão do transporte intermunicipal, a necessidade de rever a qualidade dos pontos para atender linhas intermunicipais, bem como rever as funções e locais dos terminais.

Já a Artesp informa que não foi protocolado nesta agência solicitação da Prefeitura de Jundiaí em relação a melhorias em pontos de ônibus localizados na avenida Jundiaí. Também em nota o órgão destaca que tanto a instalação quanto a manutenção de pontos de ônibus em vias urbanas municipais é de responsabilidade das prefeituras.

Rui Carlos

Rui Carlos


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/passageiros-reclamam-da-falta-de-cobertura-em-pontos-de-onibus/
Desenvolvido por CIJUN