Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Paz nem após a morte: túmulos são alvos de furto no cemitério do Centro

VINÍCIUS SCARTON | 23/06/2018 | 11:00

Esculturas, placas de bronze e vasos de flores já não identificam e nem embelezam mais diversos túmulos no Cemitério Municipal Nossa Senhora do Desterro, no Centro de Jundiaí. O local tem sido alvo de inúmeros furtos, conforme relatam proprietários de jazigos. Um deles, que não quis se identificar, afirma que o túmulo da sua família foi furtado no último final de semana. “Levaram embora uma placa de bronze”, diz ele.

Já o empresário Francisco Gomes, de 71 anos, afirma que pelo menos duas vezes por semana visita o local, para verificar as condições do jazigo da sua família. “Infelizmente, os furtos são comuns por aqui. Eu sempre deixo uma flor e logo ela é roubada, assim como qualquer tipo de objeto”, diz. Para Francisco, a fiscalização precisa ser intensificada no local. “Sinto falta de segurança por aqui”, lamenta.

CLIQUE AQUI E LEIA OUTRAS NOTÍCIAS SOBRE JUNDIAÍ

FUMAS
Responsável pelo Cemitério Municipal Nossa Senhora do Desterro, a Fundação Municipal de Ação Social (Fumas), por meio do Serviço Funerário, informa que, nos últimos dias, as equipes que atuam dentro do cemitério notificaram a diretoria sobre o desaparecimento de placas de cobre de algumas sepulturas. Apesar de ainda não ter sido identificado o ponto vulnerável por onde ocorre a entrada dos ladrões, já estão sendo cotadas cercas concertinas para reforçar a segurança dos muros no entorno.

Segundo a Fumas, também já foi solicitado à Guarda Municipal que seja feito um aumento das rondas realizadas nas ruas do entorno do cemitério, especialmente no período noturno, quando ocorreram tais furtos. Por fim, a nota oficial alerta a todos os comerciantes que atuam com produtos de cobre, para que evitem a compra de materiais de procedência duvidosa, ato que contribui para estimular a ocorrência de novos casos.

Foto: Alexandre Martins

Foto: Alexandre Martins


Leia mais sobre | | | | |
Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/paz-nem-apos-a-morte-tumulos-sao-alvos-de-furto-no-cemiterio-do-centro/
Desenvolvido por CIJUN