Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Pentavalente chega aos postos de saúde na próxima sexta

DA REDAÇÃO | 14/01/2020 | 05:00

A Vigilância Epidemiológi-ca (VE), órgão da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), esclarece que as doses da vacina Pentavalente e DPT (contra difteria, tétano e coqueluche) chegam aos postos de saúde na próxima sexta-feira (17). As informações foram enviadas pela Diretoria Regional de Saúde, mas a quantidade disponibilizada não foi informada.

Para atender as crianças que aguardam na fila, cerca de 3,5 mil, a unidade ressalta que será feita na próxima segunda-feira (20) uma força tarefa para a entrega das doses nas 35 Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Em Jundiaí as UBSs ficaram pelo menos dois meses sem receber as doses da pentavalante, responsável para proteger contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e a bactéria Haemophilus influenza tipo B (responsável por infecções no nariz e na garganta).

De acordo com a VE, a aplicação deve ser feita em três doses: aos 2, 4 e 6 meses. e o reforço deve ser feito após um ano.

O Ministério da Saúde deixou de repassar a vacina para boa parte do país já que a sua produção é feita fora do Brasil, A remessa adquirida por intermédio da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), foi reprovada em teste de qualidade.


Leia mais sobre | |
Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/pentavalente-chega-aos-postos-de-saude-na-proxima-sexta/
Desenvolvido por CIJUN