Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Piloto de Jundiaí lidera ranking paulista de bicicross

COLABORAÇÃO DE FELIPE CARDOSO | 28/04/2019 | 05:03

O piloto jundiaiense de bicicross, Fabiano Santa Maria, de 49 anos, é o atual líder do Campeonato Paulista de BMX – edição de 30 anos, na categoria Crusier (50 a 59 anos).

Vencedor da primeira etapa em Indaiatuba, e segundo colocado na etapa de Paulínia, Fabiano segue sua preparação em busca do quarto título paulista da carreira. “Tenho uma mini-pista em casa e treino fundamentos como curvas, saltos e largadas. Além disso, antes das corridas eu viajo até a cidade da próxima competição para conseguir treinar pelo menos uma vez na pista que irei competir. Espero manter a posição e fazer história mais uma vez”, afirma.

O jundiaiense diz “mais uma vez” ao falar de fazer história, uma vez que há 30 anos deixou seu nome marcado na história do bicicross paulista. “Em 1989 foi fundada a Associação Paulista de Bicicross e neste mesmo ano foi realizada a primeira edição do Campeonato Paulista. Eu consegui ficar com o título, foi inesquecível”, relata.

Além dos títulos paulistas, ao longo de sua carreira Fabiano também já venceu o Campeonato Brasileiro, Panamericano, Latino-Americano e participou cinco vezes do Mundial de bicicross. “Foram experiências incríveis e estou treinando para vivenciá-las novamente na nova categoria que estou correndo”, destaca.

Outro fato que chama a atenção é o amor pelo esporte passado de pai para filho. Atualmente com 10 anos, o filho de Fabiano, Gustavo Santa Maria, disputa os mesmos torneios do pai. “Ele corre na categoria Expert, pra idade dele. Por ainda ser muito novo, nosso objetivo esse ano é que ele ganhe o máximo de experiência possível para então na próxima temporada ele conseguir buscar um lugar entre os primeiros”, explica. Gustavo pratica o bicicross desde os 3 anos.

O próximo compromisso de pai e filho no bicicross acontece dias 4 e 5 de maio, na cidade de Votorantim, na terceira etapa do circuito paulista. “Estou treinando no mínimo três vezes na semana para evoluir cada vez mais. Meus objetivos para essa temporada são os troféus do Campeonato Paulista e do Campeonato Brasileiro, que acontece nos dias 6 e 7 de julho”, ressalta Fabiano.

BICICROSS GUSTAVO SANTA MARIA FABIANO SANTA MARIA


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/piloto-de-jundiai-lidera-ranking-paulista-de-bicicross/
Desenvolvido por CIJUN