Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

PM aplica 26 multas em blitz realizada durante o Carnaval

SIMONE DE OLIVEIRA | 06/03/2019 | 05:04

O Centro Integrado de Comando e Controle de Jundiaí (CICCJ) reforçou não só o policiamento dentro da Cidade Administrativa, local de desfile das escolas de samba, mas também a fiscalização no entorno do espaço. E os resultados já apareceram.

De acordo com o primeiro balanço do CICCJ, em um único dia, no domingo (10), 51 pessoas foram abordadas pela Polícia Militar, além de 33 carros e cinco motos paradas, totalizando 26 autos de infração de trânsito, ou seja, multas. O trabalho foi realizado durante a passagem de um bloco na Cidade Administrativa onde foi contabilizado um total de 20 mil pessoas.

Assessor especial de Segurança Pública da Prefeitura de Jundiaí, Aloysio Queiroz já fala em um trabalho positivo que reuniu diferentes órgãos, mas enfatiza que nem por isto as ocorrências foram poucas. “Há um público que vai realmente curtir o Carnaval com a família, porém há aquele que quer fazer bagunça e não respeita o espaço do outro, por isso a união destes órgãos foi de extrema importância para chegar às ocorrências”.

Além das apreensões de trânsito do último domingo, também foram registradas ocorrências na área central na sexta-feira (01). Cerca de nove pessoas foram atendidas devido ao consumo excessivo de álcool, sendo cinco realizados pela Unidade de Resgate dos Bombeiros e os outros quatro pela ambulância do próprio bloco. Um homem foi conduzido ao Plantão Policial acusado de ter agredido a esposa. As abordagens foram realizadas durante e depois da passagem do bloco Refogado do Sandi.

Um dado que chamou a atenção das autoridades foi a presença de menores de idade fazendo uso de bebida alcoólica. O juiz da Vara da Infância e Juventude, Jefferson Barbin Torelli, lamenta que o consumo de álcool pelos jovens continue sendo um agravante em festas com grande aglomeração de pessoas.

“Infelizmente tem sido corriqueiro esta situação, mas neste primeiro momento posso dizer que nada de mais grave ocorreu, como por exemplo, um menor ter sido conduzido ao plantão policial”, adianta o juiz.

O balanço geral da operação será feito apenas nesta quarta-feira pelo Juizado de Menores, mas Torelli lembra que nada fora da rotina foi constatado pelos agentes do órgão.

Procurada, a Policia Militar informou que o balanço da Operação Carnaval será divulgado assim que o fechamento for concluído, mas não informou quando será este prazo.

Formado pela Guarda Municipal, Polícia Militar, Juizado de Menores, Fiscalização do Comércio, Cultura, Unidade de Mobilidade de Transporte (UGMT) e Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), o CICCJ atua pelo segundo ano consecutivo. Queiroz adianta que o trabalho deu tão certo que pode ser utilizado em outras ocasiões, não somente no Carnaval.

“As equipes trabalharam em conjunto e todo o esforço para fazer uma festa sem grandes problemas para população foi realizado”, comenta o assessor.

T_centrodecomando


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/pm-aplica-26-multas-em-blitz-realizada-durante-o-carnaval/
Desenvolvido por CIJUN