Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Polícia procura por ladrão de portão histórico

Fábio Estevam | 22/08/2019 | 05:02

Um homem entrou na Paróquia São João Batista, na Ponte São João, na madrugada de ontem, e furtou dois portões de bronze que, segundo funcionários, estavam na igreja há aproximadamente 80 anos. Câmeras de circuito gravaram a ação do criminoso e foram passadas para a Polícia Civil, que investiga o caso. Guardas Municipais também tiveram acesso às imagens e durante todo o dia de ontem (21) fizeram patrulha nas imediações para tentar identificar o ladrão, bem como para recuperar o item histórico.

Os portões, em forma de anjos, inicialmente ficavam no altar principal da paróquia. Há aproximadamente um ano, após uma reforma na igreja, eles passaram a guardar a imagem principal de Nossa Senhora das Graças, no salão que dá acesso à área administrativa da paróquia. Apesar de protegido por portões, tanto a imagem quando os portões podiam ser vistos pelo lado da fora.

“Ele arrombou o cadeado e foi direto nos portões. Usando um pé de cabra o invasor não levou mais do que quatro minutos para arrancar os dois e levá-los. Uma perda inestimável pra gente”, lamenta o secretário da igreja, Felipe Caian.

Os funcionários também fizeram contato com depósitos de ferro-velho, tanto na região da Ponte São João, como em outras partes da cidade, pedindo para que, se a caso alguém tentar vender o item, chamem a polícia e avise.
Guardas municipais estiveram na igreja e assistiram ao vídeo. A ideia era ver as imagens do ladrão para que pudessem procurar pelas ruas.

Comoção
O sentimento de tristeza não era apenas entre os funcionários. Fiéis, moradores antigos do bairro, como dona Olinda de Souza, de 70 anos, foram até a igreja prestar solidariedade. “Esse portão ficava lá dentro”, disse ela. “É muito triste. Nem na igreja existe proteção. Os ladrões furtam em todo lugar”, comentou ela.

Armando de Santi, de 65 anos, também lamentou. “Nosso bairro está cheio de ladrões. E se eles não respeitam nem a igreja, o que dirá de nossas casas”.


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/policia-procura-por-ladrao-de-portao-historico/
Desenvolvido por CIJUN