Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Policiais vão reforçar segurança em escolas

| 26/06/2014 | 00:00

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), anunciou nesta terça-feira (24) um projeto de R$ 5,5 milhões para o reforço da segurança na porta das escolas estaduais, 58 destas na região de Campinas. Jundiaí, no entanto, não será beneficiada por enquanto.

De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado de Educação, caso o projeto seja bem-sucedido pode haver a possibilidade de ser expandido também para Jundiaí. O projeto consiste em uma parceria entre as secretarias da Educação e da Segurança Pública. “Serão duplas de policiais que garantirão a segurança fora das escolas, nas portas, durante as saídas e entradas, e nos bairros”, explicou a assessoria.

Não caberá, no entanto, a esses policiais intervir em situações dentro das escolas. “Brigas de alunos, por exemplo, continuarão a ser responsabilidade dos gestores e professores mediadores.” Ao todo 775 escolas estaduais se beneficiarão: 58 escolas na região de Campinas, 226 na Capital, 437 na Grande São Paulo e 54 na Baixada Santista.

No anúncio, Alckmin afirmou que o objetivo é prevenir. “Esse convênio busca o fortalecimento na proteção das escolas e arredores. Uma dupla de policiais fará a ronda, com uma viatura, prevenir todo tipo de ação criminosa. As regiões escolhidas foram as de maior vulnerabilidade.”

A patrulha será feita por policiais voluntários em horários de folga, divididos em turnos de 8 horas, e o pagamento será feito pelo programa “Diária Especial por Jornada Extraordinária de Trabalho”, da Polícia Militar, já presente em 89 municípios.


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/policiais-vao-reforcar-seguranca-em-escolas/
Desenvolvido por CIJUN