Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Políticas públicas é o tema da Campanha da Fraternidade

SIMONE DE OLIVEIRA | 21/02/2019 | 05:02

A Campanha da Fraternidade de 2019 terá como tema “Fraternidade e Políticas Publicas” e como lema “Serás Libertado pelo Direito e pela Justiça”. O lançamento oficial será na quarta-feira de Cinzas, 6 de março, para todas as comunidades da Diocese de Jundiaí, às 19h30, na Catedral Nossa Senhora do Desterro. Antes disto, no próximo dia 22, autoridades políticas de 11 municípios terão um encontro na Cúria Diocesana para receber o texto-base da campanha.

De acordo com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) é preciso pensar sobre as Políticas Públicas para entender a maneira pela qual as mesmas atingem a vida cotidiana. O que pode ser feito para melhor formatá-las e quais as possibilidades de se aprimorar sua fiscalização também entram em discussão. Segundo o padre Leandro Megeto, coordenador diocesano da Ação Evangelizadora da Diocese de Jundiaí e pároco da Nova Jerusalém, o grande desafio é despertar a consciência e o encantamento de todos, sobretudo romper o preconceito comum de que política é coisa suja.

Pelo contrário: é preciso lembrar que todos são essenciais para a transformação da sociedade. “A missão da igreja é evangelizar e assim despertar a consciência dos fiéis sobre a realidade humana. A Igreja não faz política partidária, porém se coloca à disposição do poder público para ajudar na busca de soluções para o bem comum. A campanha é uma ajuda, uma reflexão de como podemos nos colocar à disposição da sociedade e dos governantes na melhoria contínua da sociedade em que vivemos”, diz padre Leandro.

Para que a ação se torne concreta, ele acredita que as políticas públicas devam envolver processos administrativos, orçamentos e questões legislativas. “Para que as leis sejam executadas é necessário que haja planejamento, independente da esfera governamental em que esteja o debate. É preciso um esforço conjunto dos três poderes, da sociedade civil e de diferentes pastas governamentais para atuarem e contribuírem para resolução do problema, ou seja, em todo processo de formulação das políticas públicas”.

PARCERIAS
Para os representantes dos poderes executivo e legislativo do município, ter a Igreja como aliada é sempre importante para fazer acontecer qualquer tipo de assunto e em qualquer esfera. “Avalio que o tema da Campanha da Fraternidade de 2019 vem cumprir uma orientação dada pelo próprio Papa Francisco, em 2013, quando ele disse que envolver-se na política é uma obrigação para os cristãos.

E estamos falando da necessidade do envolvimento político, mas não necessariamente partidário. A responsabilidade é de todos para que o exercício da cidadania se dê de forma consciente”, diz o prefeito Luiz Fernando Machado.  Ele completa: “Refletir e discutir políticas públicas é justamente falar de uma realidade que afeta a vida de milhões de brasileiros e, por isso, merece a atenção e o envolvimento de todos”, diz o prefeito.

Presidente da Câmara Municipal de Jundiaí, Faouaz Taha lembra que a Casa está aberta a todos os debates da sociedade. No caso da Campanha da Fraternidade, e consequentemente seu lema, acredita que o parlamento é um dos instrumentos mais eficazes para se entender as políticas públicas no cotidiano. “Nosso papel é justamente esse, de aproximar demandas do poder Executivo, aproximar pedidos da população a possíveis leis e sua prática. Acho muito importante podermos debater o peso negativo da generalização para conseguirmos ver a política como algo que, de fato, nos afeta e muitas vezes para o bem, para buscar soluções aos nossos problemas”.

A ajuda e a parceria serão sempre alinhadas. “Estamos dispostos a contribuir, pois é o que fazemos no dia a dia ao atendermos os munícipes e tentarmos aprimorar medidas a seu favor”, completa o presidente. Padre Leandro Megeto enfatiza ainda que Igreja está disposta a ajudar todos os governos, independentemente de partidos.

“Toda mudança gera expectativas, lançando luzes e sombras sobre a população. O atual governo foi eleito democraticamente. Enquanto Igreja rezamos e torcemos pela nossa Pátria. A hora é de unirmos forças e construirmos uma nova sociedade, sem ideologias ou partidarismo. A Campanha da Fraternidade é uma oportunidade real de fazermos nossa parte e colaboramos com os poderes constituídos”.

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2019 PADRE LEANDRO MEGETO


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/politicas-publicas-e-o-tema-da-campanha-da-fraternidade/
Desenvolvido por CIJUN