Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Políticas públicas para os idosos são discutidas em conferência

COLABORAÇÃO DE MARIANA CHECONI | 16/02/2019 | 05:04

Terminou ontem (15) a 9ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (Comdipi). O evento aconteceu nos dias 14 e 15 de fevereiro no Auditório Elis Regina, localizado no complexo Argos, na Vila Arens.

Com o tema “Os desafios de envelhecer no século 21 e o papel das políticas públicas”, a conferência contou com 4 eixos temáticos, que foram divididos nos dois dias de conferência. Esses eixos são pré definidos no âmbito nacional e discutem direitos dos idosos, como segurança, saúde, cultura, moradia e ainda se estão de fato sendo cumpridos. Os grupos se dividiram de acordo com a preferência do tema e apresentaram até 14 propostas referentes ao eixo, que serão levadas em forma de Moções ao prefeito de Jundiaí.

“Tivemos dois dias de profunda reflexão sobre os direitos da pessoa idosa. Contamos com cerca de 140 pessoas entre sociedade civil e poder público além de instituições e 3 representantes de outras cidades”, diz o conselheiro e ex-presidente da Comdipi, Milton Calzavara.

A população idosa no Brasil cresce 14,3% ao ano e estima-se que até 2050 essa população terá passado a de jovens de até 18 anos. Por esse motivo, é importante que os direitos dos idosos sejam discutidos. Milton acredita que este é um bom momento para a discussão. “É um momento muito importante para o Brasil porque a última conferência foi realizada em 2014, sendo que costumava acontecer a cada dois anos. Demorou quase cinco anos para ser realizada novamente por conta da mudança política pela qual o Brasil passou”, revela.

Várias propostas foram apresentadas, entre elas a melhoria das calçadas do município e políticas de segurança para os idosos. Milton diz que elas passarão para o âmbito estadual e posteriormente nacional.

Importância
O conselheiro João Iotti, responsável pelo eixo 1 de discussão, destaca a importância do encontro para Jundiaí. “É um momento único para nossa cidade, de criação de novas políticas públicas para os idosos. Mais que isso, é um momento da população idosa ser mais ativa e ter mais participação nessas decisões”, diz. Um grupo de estudos dos direitos humanos e dos idosos está sendo divulgado no site da Comdipi (comdipi.jundiai.sp.gov.br)

Rui Carlos

Rui Carlos


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/politicas-publicas-para-os-idosos-sao-discutidos-em-conferencia/
Desenvolvido por CIJUN