Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Pontos da cidade recebem lâmpadas de LED

DA REDAÇÃO | 20/11/2018 | 11:04

A Prefeitura de Jundiaí realizou a troca de luminárias de sódio por LED em dois pontos de grande circulação de pessoas no município: na rua Barão de Jundiaí (próximo à Escola Estadual Antenor Soares Gandra) e na rua Presbítero Manoel Dias e Filho (UPA do Novo Horizonte). A ação tem como objetivo ampliar a sensação de segurança e melhorar a visibilidade nos locais tanto para motoristas quanto para pedestres.

De acordo com a Diretoria de Iluminação Pública, foram substituídas 24 luminárias na rua da região central e outras 15 na via localizada no Vetor Oeste, totalizando 39 novos pontos de iluminação com LED. De janeiro até outubro deste ano, foram instaladas 185 novas luminárias em vários pontos da cidade.

Outros cinco pontos da cidade onde não havia iluminação foram contemplados recentemente pela Unidade de Serviços Públicos. Nas ruas Guapuruvu, Guarantã e Guatambú, no bairro Tijuco Preto, foram instaladas 22 luminárias integradas de 150W e uma luminária integrada de 250W. Já na rua Ernesto Ermani, altura do número 116, no Santa Gertrudes, foram instaladas quatro luminárias integradas de 70W. “Essas implantações na região sul da cidade atendem a uma demanda apresentada pelos moradores”, destaca a diretora de Iluminação Pública, Daiane Lima.

O Vetor Oeste também conta com ruas mais iluminadas. Foram implantadas, ao todo, dez luminárias integradas de 150W nas ruas Nova 1 e Nova 2 (acesso Estrada Municipal do Varjão). Já na Vila Nambi, a unidade implantou seis novas luminárias na rua Maria Luiza Sebastião Santana (escadaria).

Além das implantações e trocas de luminárias, a Diretoria de Iluminação tem realizado um trabalho intenso também de reparos em todas as regiões da cidade. Nos primeiros dez meses deste ano, foram 559 trocas de lâmpadas queimadas, 66 de lâmpadas acesas e 83 que estavam oscilando.

Bolão mais iluminado
Outro serviço em andamento é a troca do sistema de iluminação do Complexo Esportivo Doutor Nicolino de Luca, o Bolão. A manutenção, feita com recursos próprios, contará com a troca de fiação, instalação de sistema de proteção contra raios e ampliação no número de postes. Para a realização do trabalho a iluminação das vias internas ao complexo ficarão desligadas por período estimado em 15 dias (obra iniciada no último dia 5).

“Nos últimos 40 anos, não houve manutenção deste porte no espaço. Por ser antiga, a fiação não conduz a energia com regularidade, resultando em variações, que prejudicam não somente os usuários como ocasiona a queima das lâmpadas. A realização do serviço com mão de obra própria resulta em economia de R$ 200 mil aos cofres públicos. Com o investimento, preparamos o Complexo Esportivo para receber mais melhorias”, detalha Petrus Teixeira, diretor do Planejamento, Gestão e Finanças, da Unidade de Esporte e Lazer.

A intervenção tem estimativa de término ainda esta semana. Neste período, somente as ruas internas ao complexo ficarão sem energia. O funcionamento da pista de atletismo e dos ginásios permanecem inalterados. “Pedimos a compreensão da população, já que superada a iniciativa, o ambiente ganhará em qualidade de serviço e em economia, já que fiação antiga compromete o gasto”, argumenta.

A Prefeitura de Jundiaí está investindo ainda R$ 3 milhões em obras nos centros esportivos Helena Cestari (Vila Comercial), Antonio de Lima (Agapeama), Vanderley Sperandio (Santa Gertrudes), além do Bolão, com a construção de sala de ginástica, acessibilidade, iluminação, salas de ginástica, arquibancada e até pista de skate.

T_iluminacao


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/pontos-da-cidade-recebem-lampadas-de-led/
Desenvolvido por CIJUN