Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

População de Jundiaí está 98,3% vacinada contra a febre amarela

FELIPE TOREZIM | 23/03/2018 | 04:56

Ao que tudo indica, a febre amarela deixou de ser um problema em Jundiaí. Segundo dados divulgados pela Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), por meio da Vigilância Epidemiológica e da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), 98,3% da população está imunizada. “O movimento nas UBSs caiu de forma significativa. Estamos atendendo, em média, 700 pessoas por semana”, conta a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Maria do Carmo Possidente. “A população entendeu o risco e a gravidade da doença e aderiu ao chamado que fizemos”, completa. O último boletim divulgado pela Prefeitura de Jundiaí foi no dia 8 deste mês. Nele, os números apontavam que havia um registro de caso positivo em humano, que já está recuperado. Há também uma morte suspeita, mas o resultado ainda não tem previsão para ser divulgado. Além disso, foram localizados 216 macacos mortos, sendo 75 positivos à febre, 68 negativos, 13 aguardando resultado e 60 inadequados para análise. Apesar disso, Maria do Carmo ressalta a importância da vacinação, para quem ainda não foi imunizado. “Os risco continua. Por mais que nesse momento a situação esteja controlada, tudo pode voltar a qualquer momento”, afirma.

Vacinação continua
Estão sendo oferecidas 50 doses, uma vez por semana em cada Unidade Básica de Saúde (UBS) – o cronograma está no site da prefeitura (www.jundiai.sp.gov.br). As senhas são distribuídas às 8h. As unidades Jardim Tamoio e Vila Hortolândia, que atendem até 20h, terão a oferta de mais 50 doses no período da noite. A UBS Novo Horizonte, que funciona até 19h30, também ofertará 50 doses no período noturno. Para essas unidades, a senha será distribuída a partir das 17h. É necessária a apresentação de documento de comprovação de residência para a imunização.

Brasil
O Ministério da Saúde atualizou as informações sobre a situação da febre amarela no país. No período de monitoramento (de 1º de julho/2017 a 20 de março de 2018), foram confirmados 1.098 casos de febre amarela no país, sendo que 340 vieram a óbito. Ao todo, foram notificados 4.102 casos suspeitos, sendo 2.150 já descartados e 854 ainda em investigação, neste período.


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/populacao-de-jundiai-esta-983-vacinada-contra-a-febre-amarela/
Desenvolvido por CIJUN