Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

População exerce solidariedade durante período de pandemia

KÁTIA APPOLINÁRIO | 27/05/2020 | 05:00

Durante a pandemia, inúmeras pessoas têm se mobilizado para colocar em prática ações solidárias em prol daquelas que estão passando por algum tipo de necessidade. A confecção de máscaras para doação e a coleta de mantimentos para comunidades em estado de vulnerabilidade são apenas algumas das ações que podem tornar o dia de alguém muito melhor.

Para a organizadora e presidente da Associação Beneficente Fios Encantados, Mara Gisele Pereira, de 47 anos, o voluntariado já está em sua essência. “Já realizei uma série de ações, mas nesta crise estou focada na produção de máscaras de tecido. Nós as trocamos por mantimentos e os entregamos em comunidades carentes de Jundiaí e outras cidades vizinhas”, conta.

Fazem parte da ação 20 costureiras voluntárias que desde março já produziram mais de 2,3 mil máscaras de tecido. “Com isso já arrecadamos 1048 quilos de alimento, 500 itens de higiene e assim conseguimos ajudar mais de 900 pessoas”, afirma a organizadora.

Do total arrecadado, 100 quilos de alimento foram entregues à Comunidade Casa Esperança e Vida (CCEV) e a outras duas casas de apoio em Campinas, além de comunidades locais de Jundiaí.
Para localizar os necessitados, Mara conta com a ajuda de líderes comunitários e religiosos. Ela ressalta ainda que a ação por si só já é recompensadora. “Não quero nada em troca. O simples fato de poder fazer o bem a alguém já me faz feliz”, exalta.

O analista de comércio exterior, Bryan Juliatti, de 26 anos, também compartilha da mesma ideia, motivo pelo qual ele e a mãe Vilma Giuriati, de 54 anos, têm se empenhado na produção de máscaras para doação. “Em duas semanas, produzimos 211 máscaras e iniciaremos a distribuição nos dias 30 e 31 de maio. Estamos divulgando com antecedência o dia de entrega para que possamos localizar as pessoas que realmente necessitam do item”, conta o jovem.

A Vila Ana e o bairro São Camilo serão algumas das comunidades visitadas, além de uma remessa de máscaras que será destinada ao Hospital São Vicente.

Ele também alega que está recebendo doações de tecidos e demais aviamentos para potencializar a produção. “A primeira remessa de material foi comprado por conta própria. No entanto, estou aberto para receber insumos e continuar ajudando quem precisa”, ressalta.

DOAÇÕES AO MUNICÍPIO
A Prefeitura de Jundiaí tem recebido doações de máscaras, alimentos e produtos de higiene. Os itens arrecadados são distribuídos para as entidades cadastradas no Fundo Social de Solidariedade e à Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) que mantém os atendimentos do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). Da mesma forma, o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus (CEC) está responsável pela distribuição dos itens de higienização entre os órgãos de saúde municipal, de acordo com a demanda.

SERVIÇOS
Fios Encantados
Facebook: www.facebook.com/ fiosencantadosjundiai/
Telefone: (11) 9 4930-0615

Bryan Juliatti
Facebook: www.facebook.com/bryan.juliatti

Doações municipais
Site: https://jundiai.sp.gov.br/ coronavirus/doacao/
Telefone: (11) 4589-8602


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/populacao-exerce-solidariedade-durante-periodo-de-pandemia/
Desenvolvido por CIJUN