Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

População faz filas na reabertura dos shoppings

Kátia Appolinário | 03/06/2020 | 18:05

Antes mesmo das 14 horas desta quarta-feira, dia de reabertura dos três shoppings de Jundiaí, filas se formadas nas principais entradas dos estabelecimentos. De acordo com o decreto municipal, a retomada das atividades permite apenas 20% da capacidade total do fluxo, isso sem deixar de lado os devidos cuidados de higiene.

No Maxi Shopping, por exemplo, funcionários estavam em algumas entradas com máscaras e faceshields (proteção de acrílico) para receber o consumidor. Os mesmos tiveram a temperatura medida e passaram álcool em gel nas mãos. Aos que esperam do lado de fora foi necessário manter ao menos um metro e meio de distância do próximo.

Mesmo esperando na fila, a contadora Tatiana Roberta Caetano Pereira, de 39 anos, foi uma das primeiras a entrar no shopping. Animada com a retomada dos serviços, ela aproveitou para colocar as compras em dia. “Vim para resolver algumas coisas nos Correios e aproveitei para comprar itens que eu estava esperando há tempos. Não há como negar que faz falta, né?”, afirma, mostrando as sacolas com as novas aquisições.

A dona de casa Sueli Batista Martins, de 50 anos, decidiu ir ao shopping para evitar a aglomeração no Centro. “Eu precisava de um tênis para caminhada e não resisti, mas não vim passear, acho importante mantermos a consciência mesmo durante essa nova fase”, ressalta.

A motorista de aplicativo, Carina Balles, de 37 anos, enfrentava a longa fila para entrar em uma loja de eletrodomésticos. “Optei pela loja para pagar minhas contas de consumo, mas estou tomando todos os cuidados necessários”, ressalta, mantendo a distância entre os demais frequentadores da fila.

Os lojistas se prepararam para receber o público. De máscaras a barreiras com fitas de proteção para conter a entrada dos clientes. A fiscal de loja Leiliani Pereira de Oliveira, de 38 anos, controlava a quantidade de pessoas que entrava em uma grande loja de departamentos. “Anoto na prancheta cada pessoa que passa por mim e distribuo álcool em gel. Devido à nossa área, temos o limite de 60 pessoas por vez”, explica a funcionária, alegando que em menos de meia hora, 50 pessoas já estavam dentro da loja.

A proprietária de uma loja de acessórios, Elaine Buosi, de 49 anos, tem altas expectativas com a reabertura. “Esperamos que nos próximos dias o movimento engate, mas ainda é cedo para realmente sabermos como isso tudo será”, declara.

 

LIMITE
O consultor do Paineiras Shopping, Eduardo Pereira, alega que todos os funcionários foram informados das medidas de prevenção. “Entregamos uma circular com as devidas orientações que devem ser seguidas nessa nova fase”, diz.

O vice-presidente institucional da Multiplan, administradora do JundiaíShopping, Vander Giordano, alega que a retomada tem como base três pontos de cautela. “A primeira restrição é feita no estacionamento, com a redução da quantidade de vagas. A triagem nas portas é o segundo ponto de controle e, por fim, cada loja realiza a mediação da entrada e saída dos clientes e a higienização com álcool gel, além da prática das regras de distanciamento social”, explica.

No Maxi Shopping, a expectativa é que o limite de pessoas por dia circulando no recinto seja de 2.540 clientes. É o que explica a gerente de marketing Silvia Helena Orenga Sandoval. “Acompanharemos a movimentação dos corredores toda vez que o estacionamento atingir sua capacidade permitida nessa fase de reabertura do comércio”.

De acordo com o decreto municipal, nesta fase de retomada os shoppings devem abrir das 14h às 20h, de segunda a sábado. As lojas do comércio de rua, abrem das 9h30 às 15h30.


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/populacao-faz-filas-na-reabertura-dos-shoppings/
Desenvolvido por CIJUN