Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

PPP para trocas de lâmpadas públicas sai até o fim de 2018, garante gestor

GUSTAVO AMORIM | 22/06/2018 | 17:00

O edital da Parceria Público-Privada (PPP) que pretende fazer a troca de todas as lâmpadas e a manutenção da iluminação pública em Jundiaí deve ser publicado até o fim deste ano, garantiu o gestor da Unidade de Serviços Públicos da Prefeitura de Jundiaí, Adilson Rosa, em entrevista exclusiva ao Jornal de Jundiaí. A troca é necessária pelo tempo de vida útil das lâmpadas, que atualmente tem capacidade para operar por dois anos (10 mil horas, no caso das lâmpadas de sódio) e um ano (7 mil horas, no caso das lâmpadas metálicas). O led está projetado para durar até 10 anos (50 mil horas).

Foto: Alexandre Martins

Foto: Alexandre Martins

Segundo o gestor, o projeto está em fase de elaboração. “Já fizemos o chamamento público e as empresas interessadas estão agora fazendo os estudos necessários.” O gestor não quis estipular um prazo de quanto tempo levará para as trocas serem concluídas após a publicação do edital. Atualmente, a Prefeitura de Jundiaí trabalha com lâmpadas de vapor de sódio ou metálicas, dependendo do ponto e da necessidade de iluminação. “Estamos fazendo o processo de forma bem cuidadosa, para que não haja problemas e adiamentos posteriores”, destaca Rosa.

CLIQUE AQUI E LEIA OUTRAS NOTÍCIAS SOBRE JUNDIAÍ

CONFIRA TAMBÉM MAIS NOTÍCIAS DA POLÍTICA

SEM FILA PARA TROCAS

De acordo com a prefeitura, a fila para trocas de lâmpadas queimadas foi zerada pela Unidade de Gestão de Serviços Públicos. “Modificamos o formato de fiscalização do parque de iluminação da cidade e isso deu uma efetividade maior ao serviço”, explica o gestor. Ele garante que as trocas são feitas em até 48 horas após o pedido ser realizado pelo serviço 156 ou verificado nas ruas pela ronda realizadas pela pasta.

É o caso de Moacir Borchal. O aposentado de 71 anos percebeu que havia uma lâmpada queimada em frente a sua casa no Eloy Chaves e entrou em contato com a prefeitura pelo 156. “Demorei para ligar porque cada vizinho achou que o outro já tinha feito o contato. Mas assim que fizemos, resolveu rapidamente”, afirma. Segundo a prefeitura, a cidade trocou ou reparou 1.340 lâmpadas neste ano. Foram 248 em janeiro, 224 em fevereiro, 253 em março, 301 em abril e 314 em maio. “É um número normal de trocas”, assegura Adilson Rosa, reforçando: “Essa é a eficiência que estamos procurando para outros serviços também”.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/ppp-para-trocas-de-lampadas-publicas-sai-ate-o-fim-de-2018-garante-gestor/
Desenvolvido por CIJUN