Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Praças e áreas públicas vão virar ‘pontos turísticos’ em Jundiaí

VINICIUS SCARTON | 29/08/2018 | 05:10

A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos, dará início ao projeto de requalificação de áreas públicas, tendo em vista a criação de um roteiro turístico retratando a história e o desenvolvimento da cidade.

De acordo com o gestor da pasta, Adilson Rodrigues Rosa, a primeira fase do projeto envolverá 10 espaços públicos com investimento próprio da prefeitura. “O processo licitatório já está sendo finalizado, aguardando assinatura do contrato pela empresa vencedora. A partir desta assinatura, a empresa terá 90 dias para apresentar os projetos de revitalização e os respectivos temas”, detalha.

Rosa afirma que a execução do projeto será feita pela própria prefeitura, envolvendo os setores da zeladoria e conservação (obras de construção civil), diretoria de limpeza pública (iluminação) e diretoria de praças e jardins (manutenção das áreas verdes). “As obras devem começar no prazo de 40 dias. O início do projeto será na avenida dos Imigrantes e a conclusão de toda iniciativa está estimada para julho de 2019”, detalha.  A ideia do projeto é deixar a cidade mais bonita para quem reside e também para quem visita. “Além disso, queremos despertar o senso de pertencimento, fazendo com que as pessoas tenham mais orgulho do município”, comenta o gestor.

REVITALIZAÇÃO
Serão revitalizadas a Praça da Bíblia, na Vila Lacerda; a Praça Vinhedos de Jundiaí, na Vila Hortolândia; a Praça Moacir Risso, na Vila Angélica; e a Praça Dr. Tito Prates da Fonseca, no Jardim Santa Júlia. Também estão na lista a conhecida Praça do Maçom, no canteiro central da avenida Nove de Julho; a Praça Alan Kardec, entre o Parque Residencial Nove de Julho, Jardim Anhanguera e Jardim Messina; e a Praça Prof. Milton Santos, que fica na avenida União dos Ferroviários.

Além das praças, fazem parte da primeira fase do projeto a revitalização do canteiro central da avenida dos Imigrantes Italianos, o Vale Azul (praça localizada na avenida Donata Molinari Cereser, Loteamento Vale Azul) e canteiros da avenida 14 de Dezembro. Os locais revitalizados receberão novo paisagismo e placas para retratar a história da cidade, com propósito de serem visitados. A segunda fase do projeto deve ter início em julho de 2019, com outras 10 revitalizações de diversos pontos da cidade, que ainda serão definidos.

Fotos: Rui Carlos

Fotos: Rui Carlos


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/pracas-e-areas-publicas-vao-virar-pontos-turisticos-em-jundiai/
Desenvolvido por CIJUN