Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Prefeitos pedem que AUJ se descole da região de Campinas

Ariadne Gattolini | 07/07/2020 | 21:35

O presidente do Aglomerado Urbano de Jundiaí, Luiz Fernando Machado e o vice-prefeito de Itupeva, Alexandre Ribeiro Mustafa, representando o prefeito Marcão Marchi,  foram recebidos em uma audiência pelo secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, no Palácio dos Bandeirantes, hoje (7), para solicitar que o Aglomerado Urbano de Jundiaí seja separado da região de Campinas na avaliação de fases do Plano São Paulo de Retomada da Economia, retornando, assim, para fase laranja.

A intenção é que as sete cidades do Aglomerado Urbano de Jundiaí (Cabreúva, Campo Limpo Paulista, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira e Várzea Paulista) sigam, de forma independente e com autonomia, estudos e dados epidemiológicos para ações na prevenção à covid-19, separados administrativamente da região de Campinas.

Luiz Fernando Machado, prefeito de Jundiaí e presidente do AUJ, detalhou que a nossa região é formada por uma realidade distinta e não pode ser tratada da mesma forma que a região metropolitana de Campinas. “Por isso, reforçamos a importância deste pleito que envolve os sete municípios do AUJ, batalhando pela oportunidade de autonomia na avaliação de índices de ocupação de leitos, UTIs, enfermarias e respiradores. A nossa demanda é para que a independência do Aglomerado Urbano de Jundiaí se consolide de modo administrativo, não vinculado à região de Campinas, exatamente por ser essa região responsável por 4,5 milhões de pessoas, com realidades hospitalares, médicas e epidemiológicas distintas”, explicou.

Este pedido foi, inclusive, protocolado pela Câmara dos Dirigentes Lojistas de Jundiaí (CDL) ao prefeito Luiz Fernando Machado.  O governo do Estado afirmou que irá se posicionar nesta quarta (8) sobre o pedido.


Ariadne Gattolini
Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/prefeitos-pedem-que-auj-se-descole-da-regiao-de-campinas/
Desenvolvido por CIJUN