Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Prefeitura articula criação de curso de engenharia ferroviária em Jundiaí

NIZA SOUZA - csouza@jj.com.br | 09/03/2018 | 04:27

A inauguração do terminal intermodal de Jundiaí, no fim do ano passado, e os investimentos no setor que vem sendo realizados na cidade trouxeram junto uma demanda por formação e capacitação específicas para o setor. Para preencher essa lacuna, a concessionária que opera a ferrovia, a MRS, está articulando juntamente com a Prefeitura de Jundiaí a possibilidade de o Centro Paulo Souza (Fatec) estruturar um novo curso, de engenharia ferroviária. Segundo o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, a oferta de mão de obra capacitada é uma das preocupações da gestão para a cidade continuar crescendo, se desenvolvendo e atraindo investimentos. “A gente nota que tem muitas outras profissões surgindo, que as empresas estão olhando para este novo mercado, mas que ainda não tem ninguém trabalhando a perspectiva de formação. Há uma lacuna entre o hoje e o processo de transformação”, destaca.

LEIA MAIS

Para abrir mais cursos, faculdades públicas de Jundiaí pleiteiam mais espaço à Prefeitura

Um dos principais fatores que contribuem para tornar o município de Jundiaí mais atrativo aos investimentos produtivos, é sua capacidade de oferecer cursos técnicos e superiores de formação e especialização para os diversos setores da nossa economia diversificada. “Por isso, a Prefeitura de Jundiaí mantém diálogo permanente com as instituições de ensino da cidade, especialmente com as Etecs, Fatecs e Instituto Federal para alinhar as demandas de cursos de formação e aperfeiçoamento necessários para o mercado de trabalho do município”, afirma. O gestor diz ainda que a Unidade de Finanças, responsável pela estratégia de governo, está preparando as bases para a construção de uma agenda de longo prazo, a Agenda Jundiaí 2030, que visa justamente preparar o município para essas mudanças que estão acontecendo na economia e na sociedade.

“Essa atividade envolve ouvir os setores produtivos e organizados da sociedade. Nesse sentido, desde a ano passado, o prefeito Luiz Fernando Machado vem se reunindo semanalmente com representantes do setor empresarial de modo a estreitar a relação com o segmento responsável pela geração de emprego e renda no município, além de discutir os planos futuros de expansão dos investimentos sociais e produtivos na cidade”, explica Parimoschi, destacando que um dos principais pontos do encontro está na definição dessas demandas estratégicas. “Entre as quais está a formação e qualificação de mão de obra, que contribuem com a atuação proativa do poder público municipal apresentando suas demandas para as instituições de ensino técnico e superior da cidade.”

Mais espaço
Na edição do último domingo, o Jornal de Jundiaí publicou reportagem revelando que as instituições de ensino públicas da cidade, Fatec e Instituto Federal, vêm mantendo conversas frequentes com a prefeitura no sentido de pleitear mais espaço físico para aumentar as opções de cursos em Jundiaí.


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/prefeitura-articula-criacao-de-curso-de-engenharia-ferroviaria-em-jundiai/
Desenvolvido por CIJUN