Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Prefeitura de Jundiaí comenta caso de racismo em escola técnica

DA REDAÇÃO | 29/08/2018 | 17:50

Depois da repercussão, nas redes sociais, de um vídeo de alunos da Escola Técnica Estadual “Vasco Antônio Venchiarutti” fazendo ofensas racistas, a Prefeitura de Jundiaí lançou uma nota reafirmando sua postura contra atos do tipo. “Vamos verificar possíveis ações de intervenção no ambiente escolar em busca da mudança da cultura discriminatória e de racismo”, diz o comunicado.

O vídeo foi filmado por um dos próprios alunos enquanto brincavam com um maquete durante a aula de artes. Um dos meninos debocha de uma casa na maquete e ataca um boneco negro com uma faca em mãos. “É o barraco do negrinho, Minha Casa, Minha Vida. Agora vou te matar, negro f****”. As imagens teriam sido feitas na sexta-feira (17) entre alunos do primeiro ano do Ensino Médio. O Centro Paula Souza informou que convocou as famílias dos estudantes para falar sobre o caso, e que os pais optaram por transferir os meninos de escola.

Leia o comunicado da Prefeitura de Jundiaí na íntegra:

“A Assessoria de Políticas para a Igualdade Racial, da Prefeitura de Jundiaí, tomou conhecimento dos atos ocorridos na Escola Técnica Estadual Vasco Antônio Venchiarutti, que vêm repercutindo nas redes sociais e grandes mídias da região de Jundiaí.

Diante disso, esta Assessoria, juntamente com o Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra e movimento social negro, se reuniu com a diretoria da escola estadual, na terça-feira (28), a fim de verificar possíveis ações de intervenção no ambiente escolar, bem como trabalhar na rede para efetivação da Lei nº 10.639/03, na perspectiva de mudança da cultura discriminatória e de racismo.

A Prefeitura de Jundiaí reafirma sua postura contra todo e qualquer tipo de discriminação e manterá sua política de promoção de igualdade, em parceria com os mais diversos movimentos sociais organizados de nossa cidade.”

Captura do vídeo em que alunos do 1º ano do Ensino Médio da ETEC Vasco Antônio Venchiarutti fazem ofensas racistas

Captura do vídeo em que alunos do 1º ano do Ensino Médio da ETEC Vasco Antônio Venchiarutti fazem ofensas racistas


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/prefeitura-de-jundiai-comenta-caso-de-racismo-em-escola-tecnica/
Desenvolvido por CIJUN