Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Novo Coronavírus: Jundiaiense está sendo monitorada

Da Redação | 27/02/2020 | 15:06

Mantendo o padrão de transparência empregado pela gestão, bem como a forma proativa de trabalho, a Prefeitura de Jundiaí informa que a cidade conta com uma pessoa em observação para o Novo Coronavírus (COVID-19). A pessoa viajou no mesmo voo do primeiro caso confirmado da doença no Brasil (um homem de 61 anos, em São Paulo).

Até o momento a moradora de Jundiaí não apresenta os sintomas característicos como febre, tosse ou dificuldade respiratória.  Como preconizado pelo Ministério da Saúde (MS) e pela Secretaria de Estado da Saúde do Estado de São Paulo (SES-SP), a pessoa está em observação pela equipe de Vigilância em Saúde de Jundiaí pelo período de 14 dias.

É importante frisar que a cidade não registra casos suspeitos, confirmados ou descartados da doença.

Desde o início dos alertas da Organização Mundial de Saúde (OMS), a Prefeitura de Jundiaí desenvolve o Plano de Ação contra o Novo Coronavírus, com treinamento dos profissionais – tanto do setor público quanto privado -, orientação ao público por diversos canais, bem como a atuação em vigilância preventiva nos equipamentos de Saúde, públicos ou particulares.

Para evitar a doença são indicadas as medidas já conhecidas e simples de higiene das mãos com água e sabão várias vezes por dia, evitar contato das mãos com os olhos, boca e nariz, usar lenço descartável para espirrar ou tossir e evitar locais aglomerados e sem ventilação. Em caso de suspeita, é fundamental buscar por Pronto Atendimento (PAs) ou Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Vetor Oeste ou equivalentes privados e se dirigir imediatamente à recepção, informar sobre os sintomas e ser encaminhado conforme o protocolo determinado.


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/prefeitura-divulga-nota-sobre-jundiaiense-monitorada-para-o-novo-coronavirus/
Desenvolvido por CIJUN