Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Prefeitura divulga retorno do comércio com horários reduzidos

Nathália Sousa | 29/05/2020 | 20:41

Na próxima segunda-feira (1) o comércio de rua, shoppings, imobiliárias, concessionárias de automóveis e escritórios poderão reabrir as portas em Jundiaí. No entanto, algumas regras como controle de acesso e horários reduzidos foram publicadas em decreto nesta sexta (29) pela Prefeitura de Jundiaí para que estes estabelecimentos possam voltar às atividades.

Para as lojas instaladas dentro dos shoppings, o funcionamento fica limitado das 14h às 20h de segunda a sábado. Já para o comércio de rua, as portas serão abertas às 9h30 e fechadas às 15h30.

Para a entrada em ambos os estabelecimentos, também será exigida a aferição da temperatura de consumidores antes de adentrarem as lojas. A limitação de entrada e permanência de clientes será de 20% da capacidade dos estabelecimentos, mesmo em áreas externas ou abertas. Não deve ser permitida a entrada de pessoas sem máscara nas lojas. Além disso, os comerciantes deverão fornecer os equipamentos de proteção individual (EPIs) aos funcionários e a higienização rigorosa dos ambientes.

Animais de estimação também ficarão proibidos em ambientes de grande circulação, com exceção de cães-guia.
Espaços comunitários como serviços de atendimento ao cliente, lounges, espaço kids espaços família, trocadores de bebês, centros ecumênicos e coworkings deverão permanecer fechados.

O acesso e permanência em concessionárias, imobiliárias e escritórios em geral também obedece ao limite de 20% da capacidade dos ambientes. Além disto, também deverá haver higienização dos locais, no caso de escritórios, a cada dia nas estações de trabalho, nas concessionárias, dos veículos e locais de atendimento a cada clientes e nas imobiliárias dos postos de trabalho por dia e dos locais de atendimento a cada cliente.

A disponibilização de álcool em gel será necessária nos estabelecimentos e, além disto, concessionárias deverão oferecer máscaras aos clientes.

TRABALHADORES
O presidente do Sincomércio de Jundiaí e Região, Milton de Araújo, fala sobre as cautelas dos funcionários do comércio neste momento. “Minha preocupação em primeiro lugar é com a vida e saúde do trabalhador de uma forma geral. A retomada gradativa das atividades do comércio é importante no sentido de manter o emprego dos trabalhadores, mas ela deve ser feita com muita cautela, respeitando todas as orientações dos órgãos competentes.”

Milton ainda explica que irá a campo para averiguar as condições dos trabalhadores. “Tanto eu, quanto a minha diretoria, fará a fiscalização nos estabelecimentos para ver se todas as regras de segurança estão sendo cumpridas, pois o que menos queremos é ver o comerciário doente”, diz ele.

DISTANCIAMENTO
Mais recomendações como distanciamento de, pelo menos, um metro e meio entre pessoas, higienização das mãos e preferência por canais digitais na comercialização são predispostos gerais para a população em qualquer ambiente.

A prefeitura informou através de nota que a cada sete dias haverá uma reavaliação da situação e poderá haver regressão, conforme alteração dos indicadores de saúde.

Sobre o funcionamento do transporte público, para atender o iminente aumento de demanda, a Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT) informou que continuará fazendo o acompanhamento das linhas e o funcionamento dos terminais, bem como o fluxo de passageiros nos ônibus por meio de análise dos fiscais e GPS, pois os horários de demanda pelos novos serviços não coincidirão com os horários de pico da manhã e tarde, como previsto, segundo a UGMT. As reavaliações são permanentes em todas as linhas para ajustes necessários.

O decreto na íntegra pode ser conferido pelo link https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/05/29/reabertura-gradual-do-comercio-tera-protocolos-rigidos-de-prevencao

 

 


MOVIMENTO NO CENTRO


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/prefeitura-divulga-retorno-do-comercio-com-horarios-reduzidos/
Desenvolvido por CIJUN