Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Prefeitura e exército realizam ação para combate à dengue

COLABORAÇÃO DE MARIANA CHECONI | 29/03/2019 | 05:04

A Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), com apoio de soldados do 12º Grupo de Artilharia de Campanha (12º GAC) Barão de Jundiahy, realizou ontem o primeiro dia da “Xô dengue”, campanha de conscientização que continua hoje e pretende vistoriar 10 mil imóveis.
O objetivo é orientar a população sobre os cuidados necessários para evitar o surgimento de larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika, chikungunya e febre amarela.
De acordo com Carlos Ozahata, gerente da UVZ, essa atividade é realizada há dez anos nesse período de intensas chuvas. “No ano passado não tivemos porque os casos de dengue na cidade foram insignificantes. Este ano, com o aumento das confirmações no Brasil inteiro verificamos a necessidade de vistoriar as casas e orientar a população. Em Jundiaí, até ontem, foram confirmados 210 casos da doença. Os cidadãos sabem as formas de combater o mosquito, o problema é que não colaboram e continuam deixando água parada”, afirma
O serviço é realizado pelos soldados do 12º GAC, que entram nas residências procurando focos de criadouro do mosquito e pessoas com suspeita de dengue. Se houver, informam as medidas preventivas aos moradores e se necessário os encaminham aos hospitais para a realização do exame de confirmação da doença.
Moradora do bairro Jundiainópolis, Ednalva Bonfim da Silva conta que apresentou alguns sintomas de dengue mas, felizmente, o resultado foi negativo. “Estava com muitas dores no corpo, dor de cabeça, febre e coceira. Logo desconfiei. Fui ao hospital fazer o exame e deu negativo. Aqui em casa somos muito cuidadosos. sempre deixamos vasos e garrafas viradas e sem água parada. Acontece que não conseguimos controlar os vizinhos. Se eles não tomarem os mesmos cuidados as consequências vão afetar toda a região”, afirma.
Ontem a ação foi realizada hoje nos bairros Ponte São João, Jardim Ângela, Vila Aparecida, Jardim Tamoio, Ivoturucaia, Vila Rio Branco, Centro, Anhangabaú, Jardim do Lago, Vila Rami, Vila Jundiainópolis e Fazenda Grande, em dois períodos, e contaram com 270 soldados e profissionais da saúde. Hoje as vistorias vão ocorrer nos bairros Jardim Guanabara, Jardim Tarumã, Agapeama, Vianelo, Jardim Fepasa, Vila das Hortênsias, Sorocabana, Vila Hortolândia, Vila Nambi, Santa Gertrudes, Vila Marlene e Caxambu, no período das 8h30 às 13h.

MUTIRAO DA DENGUE GAC  SOLDADOS DO GAC


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/prefeitura-e-exercito-realizam-acao-para-combate-a-dengue-2/
Desenvolvido por CIJUN