Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Prefeitura entrega a revitalização do Centro de Convivência do Idoso

Da Redação | 09/12/2019 | 19:32

O prefeito Luiz Fernando Machado entregou, na tarde desta segunda-feira (0), a revitalização do Centro de Convivência do Idoso (CCI), na Cidade Administrativa. A entrega faz parte da programação em comemoração pelos 364 anos de Jundiaí e foi realizada um dia após o município receber do governo do estado de São Paulo o Selo Pleno do Programa SP Amigo do Idoso.

O prefeito Luiz Fernando Machado ressaltou os índices favoráveis do Município que, de acordo com a Fundação SEADE, tem atualmente mais de 67 mil habitantes com mais de 60 anos. E no ano passado, o Município se destacou como a 7ª melhor cidade em qualidade de vida para idosos, dentre 150 municípios com mais de 150 mil habitantes, em uma pesquisa realizada em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Luiz Fernando destacou que tais qualidades permitiram à cidade ganhar mais um reconhecimento, ao receber, do governo estadual, o Selo Pleno do SP Amigo do Idoso. “É com alegria que entregamos a revitalização do CCI, estimulando o envelhecimento saudável, reforçando que desenvolvimento e qualidade de vida devem caminhar juntos”, ressaltou.

Desativado desde fevereiro de 2016, o prédio ficou sem atividades até a instalação do CCI nos últimos meses. Com o fechamento à época, o serviço lá prestado, na modalidade “Centro Dia” (ou creche do idoso), foi transferido para a Cidade Vicentina, sendo ainda assim custeado pela Prefeitura.

Para a reforma completa e adaptação do prédio para o serviço, no valor de cerca de R$ 250 mil, foram custeadas pela empresa Ambev, com recursos destinados em dezembro de 2016 ao Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (Fumdipi) e destinação aprovada pelo Comdipi em julho de 2017.

A gestora da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), Nádia Taffarello Soares, externou a importância do passado para a construção do futuro. “Quis nesta tarde homenagear três pessoas fundamentais para este espaço. São elas a senhora Marialice Fossen, primeira-dama e responsável pela Assistência Social à época da inauguração da antiga creche do idoso; a Célia Marques, diretora à época; e o senhor Milton Calzavara, que, enquanto presidente do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa (Comdipi), articulou a destinação do Fundo Municipal para as reformas do prédio”.

As amigas do Jardim Santa Gertrudes Heide Crespo, de 77 anos, e Lídia da Silva, de 70, fizeram questão de prestigiar a festa. “Esta é só a quarta vez que participo das atividades, mas certamente serei uma frequentadora. Danço desde muito jovem e este baile com o Toninho Clareti é sempre um sucesso”, comemora Heide.

As alunas da oficina de voluntárias de bordado Lourdes Castaldo, Maria Sanches, Thereza Dias e Vera Nascimento expuseram orgulhosas o fruto do trabalho. “Já fizemos entregas no Cras Novo Horizonte e no Hospital Universitário. É um prazer poder fazer o bem. Quem quiser doar lã e os demais itens para os kits pode colaborar muito com nosso grupo”, sugere Nilza.

Como o trabalho desenvolvido envolve dois equipamentos da UGADS, o programa foi carinhosamente batizado de “Da Assistência para a Assistência”. Os kits contêm roupas e mantas confeccionadas nas oficinas, além de fraldas e outros itens de higiene.

O CCI fica na avenida Alexandre Ludke, 780, Cidade Administrativa, próximo ao Terminal Hortolândia. Com capacidade para até 300 pessoas, o espaço oferece como atividades oficinas de Kendô, Maracatu, Meditação e Orientação Psicológico, Bordado, Massagem Terapêutica, Yoga, confecção de cordão de óculos, Artesanato, Técnicas de Pintura e Desenho, Dança Cigana, Ginástica Corporal, Alongamento, Oficina da Memória, Violão e outros.

Além do CCI, o Centro de Referência do Idoso (Criju), localizado no Complexo Argos, e Criju Itinerante nos bairros também oferecem atividades voltadas aos idosos do Município.

Os interessados em participar devem ter mais de 60 anos, residir em Jundiaí e, para a inscrição, devem ir pessoalmente aos equipamentos munidos de CPF, RG, duas fotos 3×4 recentes, comprovante de residência, carteirinha da Unidade Básica de Saúde (UBS) e, se tiver, também o número do NIS (emitido pelo Cadastro Único). Mais informações e horários de realizações das oficinas podem ser obtidos pelos telefones (11) 4587-4664 (Criju) e 4521-6984 (CCI).


Leia mais sobre | |
Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/prefeitura-entrega-a-revitalizacao-do-centro-de-convivencia-do-idoso/
Desenvolvido por CIJUN