Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Prefeitura solicita recursos para investir em infraestrutura

DA REDAÇÃO | 11/03/2019 | 20:36

Os vereadores votam na sessão desta terça-feira (12) um Projeto de Lei do Executivo que solicita autorização do Legislativo para contratar um financiamento de R$ 173 milhões junto à Caixa Econômica Federal. Os recursos serão investidos, prioritariamente, nas áreas de educação, saúde, infraestrutura urbana, mobilidade e segurança.
Segundo o gestor de Governo e Finanças, José Antônio Parimoschi, o empréstimo se justifica exatamente porque a Prefeitura teve sua capacidade de investimento com recursos do Tesouro deteriorada na última gestão. “A receita líquida está quase toda comprometida com a folha de pagamentos e o custeio e manutenção da cidade, uma vez que essas despesas foram elevadas de forma irresponsável no período 2013-2016 ,sem que houvesse aumento da arrecadação para suportá-las”, explicou.
Obras há muito esperadas pela população, como a pavimentação asfáltica da rua 8, no Jardim Novo Horizonte, estão incluídas no pedido feito à instituição financeira. Todas as ações integram o Plano Plurianual 2018-2021 (PPA), aprovado no fim de 2017 pelos vereadores. Abaixo uma relação dos principais investimentos:
Reforma e ampliação de Unidades Básicas de Saúde (Agapeama, Central, Comercial, Corrupira, Morada das Vinhas, Santa Gertrudes e São Camilo), além de implantação da Nova UBS Retiro, com divisão das entradas para o PA e UBS. Ao todo, esses equipamentos atendem cerca de 146 mil pessoas.
Implantação de uma Casa de Apoio da Clínica da Família no Jardim Novo Horizonte. No local, será oferecido o atendimento do Núcleo de Apoio à estratégia da Saúde da Família (NASF) e também dos agentes comunitários de saúde. Além disso, será feita uma adequação na Unidade de Pronto Atendimento da Vila Hortolândia, que atende cerca de 30 mil pessoas. O equipamento passará a atuar como Unidade Pré-Hospitalar junto com o Clínica da Família.
Reforma e ampliação das escolas municipais Aparecida Merino Elias, Abighail Alves Fêu Borim, Anézio de Oliveira, Amélia Lima Lopes e Geralda Berthola Facca. São escolas que necessitam de reparos nos telhados e melhorias na acessibilidade. Além disso, após o investimento, o número de vagas será elevado e a ambiência terá o conceito do programa Escola Inovadora.
Complemento de recursos a um EIV (estudo de impacto de vizinhança) para construção de um novo prédio para a Emeb Joaquim Candelário de Freitas. O prédio era o mais antigo entre as Emebs e oferecia risco às crianças. O local será demolido e dará lugar a mais uma unidade do programa Escola Inovadora
Cobertura das quadras das Emebs Anézio de Oliveira, Flórida Mestag, Luzia Francisca de Souza Martins, Nassib Cury, Oscar Augusto Guelli e Rotary Club para melhorar as condições de prática esportiva para 2.500 crianças.
Projeto de construção de um novo terminal de ônibus no Jardim Novo Horizonte, com o objetivo de oferecer mais conforto e viagens mais curtas aos cerca de 140 mil moradores do Vetor Oeste
Renovação de parte da frota operacional das Unidades de Gestão da Prefeitura a fim de aprimorar o serviço oferecido e reduzir custos com manutenção. A idade média atual dos veículos da frota é de 13,27 anos. No ano passado, 20 veículos foram tirados de circulação por não apresentarem mais condições de uso e há uma expectativa de que outros 40 também sejam retirados da frota pelo mesmo motivo em um curto espaço de tempo
Retomada do processo de revitalização do Centro das Artes, reativando a Sala Glória Rocha, cujas obras estavam paradas desde 2016. Também estão previstas melhorias para o Teatro Polytheama.
Reforma do telhado do Complexo Fepasa, onde estão instalados importantes serviços utilizados pelos jundiaienses, como o Poupatempo, Banco do Povo, Cadastro Único e uma área administrativa da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT).
Compra de máquinas e equipamentos utilizados pela Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos nos serviços de manutenção da cidade.
Pavimentação e recapeamento de vias em diversas regiões do Município, bem como investimentos na recuperação do Viaduto São João Batista, na Ponte São João e diversas obras de galerias, além de requalificação de calçadas e implantação de ciclovias.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Jundiaí

Foto: Divulgação/Prefeitura de Jundiaí


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/prefeitura-solicita-recursos-para-investir-em-infraestrutura/
Desenvolvido por CIJUN