Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Preocupação com o meio ambiente faz jovens retirarem canudo plástico do dia a dia em Jundiaí

GUSTAVO AMORIM | 20/07/2018 | 05:15

Degradação, tempo muito longo de decomposição e a preocupação com o impacto ambiental. Por tudo isso, alguns jundiaienses estão retirando de seu dia a dia o uso de canudinhos plásticos. Degradáveis ao meio ambiente, o objeto vem sendo excluído de diversos restaurantes pelo Brasil em 2018. Maria Luisa Borin é uma das pessoas que decidiu fazer essa mudança de comportamento. Aos 24 anos, a jornalista explica que o mundo está se dando conta agora dos estragos que o plástico traz para o meio ambiente. “É difícil acabar com ele de uma vez, mas muita gente está fazendo alguma coisa. A minha parte, por enquanto, é tirar o plástico do dia a dia. O canudo é um desses objetos”, diz a jovem.

CLIQUE AQUI E LEIA OUTRAS NOTÍCIAS SOBRE JUNDIAÍ

Um bar de Jundiaí não oferta mais os canudos de plástico há pouco menos de um mês. Segundo Otávio Shiroma, um dos responsáveis pelo estabelecimento, a decisão tem esse caráter de reduzir o impacto ambiental. “Nós ainda usamos copos de plástico, mas também vamos retirá-lo com o tempo”.

Uma das alternativas para quem não gosta de tomar direto no copo é o canudo de alumínio. A jundiaiense Paula Bertoli comprou o objeto em uma feira vegana e não se arrepende. “Me impactou demais saber a quantidade que o Brasil produz de lixo diariamente, e mais ainda que a porcentagem dos reciclados é bem pequena”, conta. A bióloga explica que a decisão é bem mais profunda do que uma simples troca de costume. “Eu decidi que gostaria de seguir uma vida mais consciente e estou, aos poucos, tentando mudar em vários aspectos”, diz. Paula afirma que começou a pensar mais no impacto que o planeta sofre com esses objetos na natureza. “A questão dos resíduos sólidos me preocupa há tempos. É fundamental não ficar parado”, revela.

DE ALUMÍNIO E..
Além do canudo de alumínio, também há no mercado outras formas de não utilizar mais o canudo plástico, como os de vidro ou até de bambu. E você? Vai retirar o plástico do seu dia a dia?

Foto: Gustavo Amorim/Colaboração ao Jornal de Jundiaí

Foto: Gustavo Amorim/Colaboração ao Jornal de Jundiaí


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/preocupacao-com-o-meio-ambiente-faz-jovens-retirarem-canudo-plastico-do-dia-a-dia-em-jundiai/
Desenvolvido por CIJUN