Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Prevenção ao câncer bucal e HPV

DA REDAÇÃO | 12/09/2019 | 05:00

O Conselho Regional de Odontologia do Estado de SP, Seccional de Jundiaí, em parceria com a Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD), realizam no dia 5 de outubro, em Jundiaí, mais uma ação da campanha anual “Sorria para a Vida – Prevenção ao câncer bucal e HPV”.

A campanha será realizada das 9h às 17h, na Praça Governador Pedro de Toledo, onde cerca de 15 profissionais voluntários, entre cirurgiões-dentistas e auxiliares de saúde bucal, atenderão a população em duas vans equipadas com consultório dentário ambulante.

O exame é gratuito, rápido, indolor e seguro. Qualquer pessoa pode ser examinada, principalmente idosos, fumantes, usuários de próteses dentárias e adolescentes. As pessoas que apresentarem lesões bucais suspeitas serão encaminhadas para biópsia no ambulatório de especialidades do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo, localizado na rua Campos Sales, 350, no centro da cidade. Caso o diagnóstico de câncer bucal seja confirmado, o paciente passará a receber tratamento para a doença.

A campanha visa a atenção para o câncer bucal, pois esta é uma doença silenciosa e grave, sendo que no mundo já ultrapassa 350 mil casos e no Brasil atinge cerca de 15 mil pessoas por ano, das quais 5 mil morrem. O diagnóstico precoce pode reduzir muito esse triste índice de óbitos.

CÂNCER BUCAL
O vício de fumar e consumir bebidas alcoólicas em excesso, quando associados, o risco da doença aumenta em 30 vezes.

No câncer de lábios, a exposição ao sol é o principal fator, seguido do fumo.

O câncer de boca aparece geralmente como uma ‘ferida’ que no início não dói e não tem tendência à cicatrização, crescendo continuamente.

Pode se apresentar com alteração de cor (manchas brancas, vermelhas e / ou pretas) e aumento de volume (“caroços, carnes crescidas, bolinhas”).


Leia mais sobre |
Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/prevencao-ao-cancer-bucal-e-hpv/
Desenvolvido por CIJUN