Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Problemas para pagar o IRPF

Angelo Augusto | 28/06/2019 | 05:02

Usuários têm registrado reclamações recentes em relação à dificuldade em realizar o pagamento do Imposto de Renda de Pessoa Física através do DARF de maneira digital. DARF é a sigla para Documento de Arrecadação de Receitas Federais. Trata-se de um formulário onde pessoas físicas e jurídicas declaram seus rendimentos, pagam impostos, contribuições e taxas no âmbito federal.

Entre as reclamações está a necessidade de se locomover até a agência do banco e enfrentar filas nos caixas para efetuar o pagamento, gerando transtornos.

Fabiano Resende Santos, chefe do serviço de orientação tributária da delegacia da Receita Federal do Brasil em Jundiaí, conta que em relação aos serviços da Receita Federal, não há nenhum tipo de bloqueio ou proibição para realizar o pagamento online.

“Realmente temos recebido algumas reclamações, mas não há nenhuma informação oficial relatando problema com nosso sistema”.

O contador e advogado César Picolo relata que para um banco receber DARFs, é necessário que ele tenha um convênio com a Receita Federal. “Com certeza isso acarreta em alguns contratempos. Estamos em uma época em que os bancos tentam evitar ao máximo o pagamento de contas no caixa da agência. Se você é um cliente cujo banco não recebe DARF, tem que se deslocar para um que receba, pegar fila e etc.”

Imposto
O objetivo do Documento de Arrecadação de Receitas Federais é fazer com que os impostos cheguem diretamente aos cofres federais. O documento facilita o trabalho dos responsáveis pela área tributária de uma empresa porque, por meio dele, o pagamento de tributos é unificado em uma só guia.

O DARF é o principal instrumento que a Receita Federal dispõe para o recolhimento de impostos. Por meio do DARF é possível pagar tributos como: IRPF (Imposto de Renda de Pessoa Física), IRPJ (Imposto de Renda de Pessoa Jurídica), PIS (Programa de Integração Social), COFINS (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social), CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido), IOF (Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguros), entre outros.


Leia mais sobre |
Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/problemas-para-pagar-o-irpf/
Desenvolvido por CIJUN