Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Procura pelas aulas de natação aumenta com chegada do verão

Thiago Batista | 22/12/2019 | 10:00

Com o verão, muita gente se anima a aprender a nadar. E as academias da cidade comemoram o aumento da procura em relação a outros períodos do ano. Em uma academia na Vila Arens, o movimento chega ser 20% maior. “A procura por aulas de natação em janeiro é bastante alta. Os motivos são o início de um novo ano, quando a maioria deseja começar iniciar um ciclo diferente na vida, com atividade física, e a busca pela natação infantil, aproveitando as férias escolares”, conta o professor Fernando Henrique da Cunha.

Quem começou a nadar neste ano, foi Ana Luiza Garcia, de 6 anos. Ela, que sempre adorou uma piscina, está curtindo as aulas de natação. “Acho muito legal, pois é muito divertido, ainda mais no calor, que fico com mais vontade de ir à piscina”, afirma.

Sua empolgação com a natação foi tamanha que neste Natal ganhará de presente uma piscina de plástico. “Meu pai vai instalar em casa para eu nadar”, conta, toda sorridente.

A mãe, Ana Paula Pedrozo Garcia, lembra que precisou colocar a filha na natação por uma ordem médica. “Ela estava acima do peso e com dificuldades de coordenação e desenvoltura. Ela chegou a fazer balé por um ano, mas não gostou muito. Pediu para fazer natação e coloquei. Sempre adorou piscina”, conta. “Por ela, viria todos os dias às aulas”, completa.

Ana Paula observa a evolução da filha com a natação. “Ela conseguiu manter o peso, se desenvolveu bastante. Está sendo muito bom”, afirma. “Eu aprendi a nadar de costas, a mergulhar. Também aprendi a pular no fundo da piscina. E não machuca, pois não tenho medo da água”, explica.

Outra que começou este ano a nadar foi Juliana Matsumoto, de 9 anos. Para ela, estar na piscina no verão ajuda a se refrescar. “Fico com mais vontade de vir, até porque em casa não temos”, diz com toda sinceridade de criança.

Ela diz que não pensa em competir na natação, mas garante que já aprendeu outros valores. “Além de aprender a mergulhar e a nadar de costas e submerso, aprendi também as regras de convivência com os amigos”, finaliza.

Dicas
Um bom equipamento faz diferença durante a aula, contribuindo para um melhor desempenho do aluno e tornando a atividade ainda mais prazerosa. Para os iniciantes, acertar na escolha é ainda mais importante, porque o material adequado ajuda a focar nos primeiros movimentos.

No traje, escolher maiôs e sungas que não sejam muito justos ao corpo, e que oferecem pouco atrito. Além disso, optar por um material bastante resistente à corrosão de cloro e sal. A touca de preferência, que seja de silicone. Para as crianças, as toucas de pano são mais confortáveis. Os óculos devem oferecer conforto e proteção. A opção deve ser por aquele que melhor encaixar ao rosto.


Leia mais sobre | | |
Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/procura-pelas-aulas-de-natacao-aumenta-com-chegada-do-verao/
Desenvolvido por CIJUN