Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Produção de cerveja artesanal se torna hobby em Jundiaí

VINÍCIUS SCARTON - redacao@jj.com.br | 04/03/2018 | 00:10

A produção de cerveja artesanal está caindo no gosto do público jundiaiense e a nova tendência ganha espaço como hobby, aliado ao prazer de saborear a bebida, bem gelada. Segundo os adeptos da cerveja, o crescimento na cidade é bem satisfatório, pois as pessoas estão em busca de produtos mais encorpados, adocicados, com acidez e um aroma diferenciado.

Jorge começou a fazer cerveja artesanal como um hobby. Este ano, ele quer lançar uma bebida ‘made in Jundiaí’. Foto: Alessandro Rosman.

Jorge começou a fazer cerveja artesanal como um hobby. Este ano, ele quer lançar uma bebida ‘made in Jundiaí’. Foto: Alessandro Rosman.

Formado em Administração de Empresas, Jorge Antonio Ometto é um exemplo dessa tendência. Seu interesse por cerveja artesanal surgiu em 2002. “Tudo começou através de uma experiência do meu cunhado, quando esteve na Alemanha e retornou para o Brasil com algumas ideias e rótulos de bebidas que ele não conhecia. Isso despertou a minha curiosidade. Posteriormente, comecei a provar essas cervejas e depois quis iniciar a produção caseira como um hobby”, revelou. Já em 2010, Ometto participou de um curso de produção de cerveja caseira em Ribeirão Preto, utilizando panelas e caldeirões e, em seguida, foi aprimorando as técnicas em sua casa.

Até 2017, ele seguia no mercado financeiro, no entanto, em meados de março, resolveu escrever novas páginas em sua trajetória. “O que estava fazendo como hobby passou a ser minha principal atividade profissional e isso segue em fase de transição. Neste período, já desenvolvi um planejamento para lançar efetivamente uma marca de cerveja jundiaiense e, ainda em 2018 espero comercializar o produto e contar com um espaço específico”.

Tiago Murta pretende abrir uma cervejaria na cidade e expandir a produção. “Aperfeiçoo a técnica e sirvo os amigos”. Foto: Alessandro Rosman.

Tiago Murta pretende abrir uma cervejaria na cidade e expandir a produção. “Aperfeiçoo a técnica e sirvo os amigos”. Foto: Alessandro Rosman.

História semelhante à de Jorge é a do representante comercial Tiago Murta. “O interesse por cerveja artesanal começou por acaso, em 2015, através de uma amiga que estava iniciando um estudo sobre o assunto e produzindo em sua casa. Até que um dia tive a oportunidade de provar uma cerveja caseira e a achei sensacional”, diz. Murta foi conhecendo como era o processo de produção da bebida e isso se tornou um hobby.

Em 2017, conseguiu adquirir os equipamentos e colocou sua nova atividade em prática. “Sigo aperfeiçoando a técnica, através de cursos mais específicos. Faço cerveja em minha residência para os amigos, contando com o apoio para cobrir os gastos com os insumos do produto”. Assim como Ometto, o representante comercial revelou que almeja “alçar novos voos” no processo de produção de cerveja artesanal. “Eu pretendo viver dela. Quero aumentar a produção, alugar um espaço e abrir uma cervejaria em Jundiaí”, projeta.

INGREDIENTES
Para quem tem curiosidade pela produção de cerveja artesanal, os ingredientes básicos para sua produção são: água sem cloro, malte (grãos), lúpulo (erva) e a levedura (fermento).Em média, o processo de produção leva 30 dias, entre a moagem do grão até a abertura da garrafa.

EX-GOLEIRO
Ídolo da torcida do Palmeiras e campeão do mundo com a seleção em 2002, o ex-goleiro Marcos virou cervejeiro. Em 24 de outubro do ano passado, ele lançou o Clube 12, um clube de assinaturas de cerveja limitado a 12 mil associados, que vão ao longo dos 12 meses do ano receber as cervejas de 12 estilos da marca “Clube 12”.

O kit mensal de Marcos é composto por duas cervejas especiais de diferentes estilos e uma taça exclusiva inspirada em um momento marcante da carreira do ídolo. Durante 12 meses serão 12 taças de estilos diferentes, que combinam com o estilo da cerveja de cada mês. Cada taça será estilizada através de uma imagem que representa um momento da carreira de Marcos, assim como o rótulo da cerveja produzida com o nome do ex-goleiro.


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/producao-de-cerveja-artesanal-se-torna-hobby-em-jundiai/
Desenvolvido por CIJUN