Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Produção de goiaba cresce e ganha mais espaço em Jundiaí

COLABORAÇÃO DE FELIPE CARDOSO | 15/02/2019 | 05:03

Conhecida por ser a terra da uva, a cidade de Jundiaí vem aumentando a produção de goiaba nos últimos tempos. De acordo com Eduardo José da Silveira Alvarez, gestor da Unidade de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), a fruta está começando a ganhar espaço na região. “O crescimento do cultivo da goiaba ainda é tratado como uma novidade na região. Temos conhecimento de que as plantações da fruta vêm ganhando cada vez mais hectares na cidade”, comenta.

Para o gestor, a goiaba tem um grande diferencial em relação às outras frutas. “É algo que podemos considerar muito interessante devido ao seu potencial de exportação”, diz. “Uma fruta totalmente brasileira, que você não vai encontrar fora do país. Então, já que a produção vem aumentando e temos aeroporto na cidade, por que não pensar na fruta como algo interessante a se exportar? Tem potencial”, avalia Alvarez.

CULTIVO
Um dos maiores produtores de Jundiaí, Nilson Michelin possui uma grande plantação de goiabas há 8 anos, no bairro do Bom Jardim. “Comecei em 2011. As goiabas são retiradas da minha plantação e vão direto para os mercados da cidade”, conta.

Uma das vantagens das vantagens de se plantar goiaba é que ela não tem uma época do ano exata para dar frutos, assim como a maioria das outras frutas. “É uma fruta que brota o ano inteiro. Um pouco mais no verão, mas a diferença é mínima. Sempre tem”, conta o produtor.

Michelin explica que a colheita é feita todas as terças, quintas e sábados, rendendo uma média de noventa caixas de goiaba por dia de colheita e 270 caixas semanais, que assim que colhidas, vão para os mercados no mesmo dia.

Consumidor
A arquiteta, Bruna Luchese, 32 anos, conta que gosta muito da fruta e estranhou o fato do aumento da produção da fruta na cidade ser tratado como uma novidade. “Sempre amei goiaba e sempre vi nos mercados. Saber que a produção em Jundiaí não era tão grande me pegou de surpresa. Espero que só aumente”, diz.  Atualmente, uma caixa de goiaba de 2,5 kg a 3 kg, diretamente da plantação do Nilson, é comercializada por R$ 6.

PRODUCAO DE GOIABA EM JUNDIAI NILSON MICHELIN PRODUTOR


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/producao-de-goiaba-cresce-e-ganha-mais-espaco-em-jundiai/
Desenvolvido por CIJUN