Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Operação “Noites Frias” já fez 513 atendimentos em 2018

KÁTIA APPOLINÁRIO | 16/06/2018 | 11:15

A Operação “Noites Frias”, implementada pelo Centro de Referência Especializado da Assistência Social para população em situação de rua (Centro Pop), já realizou 513 atendimentos até sexta-feira (15). Este ano, a operação teve início no dia 20 de maio e, nos 10 dias em que a temperatura foi igual a 13 graus, ou com sensação térmica semelhante, as equipes de voluntários foram às ruas à procura dos desabrigados em situação de vulnerabilidade.

“Faremos uma avaliação do primeiro estágio da operação. De acordo com os resultados, veremos o que poderá ser feito quando entrarmos de fato no inverno, mas já colocamos a equipe de prontidão”, explica o psicólogo e coordenador do Centro Pop, Antônio Sergio Pereira.

Apesar da assistência oferecida, muitos dos moradores de rua optam por permanecer. “Precisamos entender que cada um tem seu modo de ser e pensar, e em alguns casos, por não aceitarem as regras do abrigo, preferem continuar nas ruas”, explica o coordenador.

CLIQUE AQUI E LEIA OUTRAS NOTÍCIAS SOBRE JUNDIAÍ

Nestes casos, mesmo que o indivíduo não deseje o abrigamento, a equipe de voluntários entrega a ele um kit de cobertores para se proteger dos dias gelados do inverno. Nelson Cruz, de 54 anos, frequenta o Centro Pop há anos. Ontem, ele voltou a pedir assistência e encaminhamento ao abrigo. “Tive várias recaídas e aí eu voltei. Aqui eles dão cobertor e à noite eu vou dormir no Santa Marta”, afirma o ex-alcoólatra.

Everton Henrique Ferreira, de 28 anos, e Marcos Paulo, de 35, optaram por não passarem a noite no abrigo e durante o dia ficam no Centro Pop para se higienizarem. “A gente só vem, come e toma banho”, conta Marcos.

Além dos cobertores e da oferta de encaminhamento para um abrigo, o Centro Pop também oferece higienização e alimentação aos moradores de rua. Só neste ano, o Centro já ofereceu 365 porções de sopas, 951 refeições completas, 224 lanches, 59 cobertores e 14 cortes de cabelo a quem recorreu à assistência.


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/programa-noites-frias-ja-fez-513-atendimentos-em-2018/
Desenvolvido por CIJUN