Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Projeto Guri continuará de portas abertas

COLABORAÇÃO DE MARIANA CHECONI | 02/04/2019 | 05:04

O governador do Estado de São Paulo, João Dória, anunciou em um pronunciamento oficial na tarde de ontem (1) que o Projeto Guri continuará funcionando normalmente e não sofrerá com nenhuma redução de polos, vagas ou cursos. Ele ainda afirmou que o programa será ampliado em 2020.
O Governo de São Paulo havia informado no sábado (30) que iria fechar unidades do Projeto Guri por falta de verba, após cortar o orçamento da Secretaria da Cultura e Economia Criativa em 23%, num total de R$ 148 milhões. Na sexta-feira (29), mais da metade dos educadores, músicos e coordenadores de polos que ensinam música para crianças em todo o Estado de SP receberam o aviso de que iriam ser demitidos. Os alunos, indignados com a decisão, lançaram uma petição ao governo pedindo a continuidade do projeto, pois além de acabar com uma iniciativa que ajuda milhares de jovens, a decisão faria com que muitos profissionais ficassem desempregados.
A pequena Isabel Pradella Martins, 8 anos, faz iniciação musical no Projeto Guri polo de Jundiaí e ficou muito triste com a notícia do encerramento. “Estão querendo acabar com o projeto. Nós não vamos deixar. Eu faço parte dele e quero continuar”, disse ela em vídeo postado nas redes socais.
Em Jundiaí, cerca de 630 crianças são atendidas. As aulas acontecem de segunda a sexta-feira das 8h às 11h e 13h30 às 18h. Os cursos oferecidos são clarinete, contrabaixo acústico, coral infantil, coral juvenil, oboé, eufônio, flauta transversal, iniciação Musical, percussão, saxofone, trombone, trompa, trompete, tuba, viola, violino e violão.
O jovem estudante Gabriel Rodrigues, 21 anos, conta que ficou feliz com a decisão do governo de não acabar com o projeto. “Todos os professores lá incentivam responsabilidade, paciência, perseverança e sensibilidade para interpretação. Todos se empenham muito aos alunos. São características importantes para a vida e essenciais para aqueles que desejam viver da música. Tive o privilégio e a honra de aprender muito com o projeto e desejo que outros tenham essa chance. Fico feliz que o governador tenha voltado atrás na decisão”, afirma.
PROJETO GURI
Mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é considerado o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão, para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos.
Mais de 50 mil alunos são atendidos por ano, em quase 400 polos de ensino, distribuídos por todo o Estado de São Paulo. Os quase 340 polos localizados no interior e litoral, incluindo os polos da Fundação CASA, são administrados pela Amigos do Guri, enquanto o controle dos polos da capital paulista e Grande São Paulo fica por conta de outra organização social.
Desde seu início, em 1995, o Projeto já atendeu cerca de 770 mil jovens na Grande São Paulo, interior e litoral.
O Polo Regional Jundiaí está localizado na rua Barão de Jundiaí, 148 no Centro. Para mais informações basta entrar em contato com o número (11) 4521-4607.

T_Guri (1)


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/projeto-guri-continuara-de-portas-abertas/
Desenvolvido por CIJUN