Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Projeto leva alimentação saudável às crianças

MARIANA CHECONI | 23/10/2019 | 05:00

Os alunos da rede municipal de ensino de Jundiaí começaram a receber o projeto ‘Inova Sabores’, iniciativa da prefeitura que tem como objetivo implantar uma alimentação mais saudável na merenda das crianças.

Para o projeto, todas as merendeiras das escolas municipais participaram de uma capacitação com chefes da Sociedade Vegetariana Brasileira, que apresentaram opções de receitas para reproduzirem aos alunos.

Na tarde de ontem (22), o chefe Mateus Alexandre dos Santos visitou a Emeb Antonio Garcia, no Jardim Martins, para acompanhar o preparo do almoço das crianças que estudam no período da tarde. O cardápio do dia era macarrão à ‘lentilhesa’ (molho de tomate com lentilha).

Segundo ele, o projeto é uma forma de provar que as crianças podem ter uma alimentação saudável e nutritiva à base de vegetais. “Ter uma alimentação vegetariana é muito mais fácil do que parece. Ainda mais no Brasil, que tem base alimentar vegetariana.”

A nutricionista da escola, Carolina Rosa, explica que a ideia de inserir proteínas vegetais na alimentação das crianças surgiu para substituir um pouco a carne, por uma questão de sustentabilidade e para apresentar novos sabores aos pequenos. “É uma forma de eles conhecerem os sabores das verduras, dos legumes e, como estamos fazendo hoje, dos grãos. É uma proposta para explorar novos sabores e incluí-las na alimentação das crianças, que nem sempre têm a oportunidade de provar em casa”, afirma.

O cardápio vegetariano está em teste e passa pela avaliação das crianças. Será servido, a princípio, a cada 15 dias.

A maioria das crianças aprovou o novo cardápio. “Eu gostei do macarrão com lentilha. É bem saboroso. Aqui na escola a gente tem um canteiro que cuidamos. A minha sala plantou feijão, que colhemos e comemos na merenda. Ficou muito gostoso. Sempre conto para minha família o que foi servido”, contou Gabriel Franciscato de Oliveira, de 7 anos, morador no Jardim Copacabana, enquanto comia as últimas garfadas do macarrão ‘gravatinha’ com molho de tomates, orégano, manjericão e lentilhas.

Beatriz Franciscano, de 7 anos, conta timidamente que gostou do macarrão. A menina comeu tudo e ainda repetiu a porção. “Eu já tinha comido lentilha, mas de outro jeito. Gostei dela com macarrão.”

Influência positiva
Além de influenciar na alimentação das crianças, o projeto ainda incentiva o cultivo de plantinhas em casa.

Heloísa Oliveira, de 7 anos, conta que tem uma horta em casa, que cultiva com a mãe. “A gente planta alguns espinafres. Aprendi na escola que é bom, deixa a gente mais forte”, comenta.

Heloísa também diz que gostou do almoço, porém, não foi uma novidade, pois já tinha provado macarrão com lentilha. “Uma coisa que nunca tinha comido e gostei foi do nhoque”, completa.


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/projeto-leva-alimentacao-saudavel-as-criancas/
Desenvolvido por CIJUN